Da Redação
Gestores e professores das 143 Escolas da Prefeitura de Guarulhos (EPGs) se reuniram nos dias 23 e 24 de julho para o planejamento escolar do 2º semestre letivo. Conforme orientações oferecidas pela Secretaria de Educação por meio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep), cada unidade escolar teve como objetivo enfatizar a concepção de educação da rede com sua equipe a fim de valorizar os saberes e dialogar com o projeto pedagógico da escola, além de avaliar ações a serem implementadas durante o semestre.
A EPG Manuel Bandeira, por exemplo, localizada na região do Pimentas, elaborou uma programação repleta de criatividade, trabalhando novas linguagens e ferramentas por meio da tecnologia.
As atividades relacionadas ao planejamento ficaram disponíveis pela plataforma Google Sala de Aula, que possibilita o compartilhamento de textos, propõe atividades e testes e programa tarefas, entre outras funcionalidades. A ferramenta colabora para que a equipe avalie quais ações devem ser colocadas em prática para o semestre, dentre elas qual situação do aluno em relação à alfabetização.
“A humanidade e suas tecnologias”
Os professores da EPG Manuel Bandeira também conheceram o podcast “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes”. O podcast nada mais é do que um arquivo digital de áudio transmitido através da internet e utilizado com o propósito de compartilhar informações.
Na sequência foram realizadas dinâmicas em grupo e a avaliação do primeiro semestre. Ao todo, participaram 30 professores dos períodos da manhã, intermediário e tarde, divididos em três reuniões por dia.
O diretor da escola, Rodrigo de Mendonça Emidio, explicou que recursos e linguagens tecnológicas como podcasts, memes e gírias tornaram a atividade bastante dinâmica. “O encontro foi um momento organizado por toda a equipe gestora com base no texto referencial da secretaria e teve como objetivo fazer uma avaliação do semestre anterior para repensar nossas práticas, trazer novas ideias e colocar os professores em contato com diferentes linguagens e tecnologias que fazem parte do cotidiano das crianças e refletem no projeto da escola”.
“Percebemos que o planejamento acabou se tornando um momento de descontração e que o envolvimento dos professores foi bastante significativo, pois todos deram suas opiniões, observaram os pontos positivos e negativos do trabalho no semestre anterior e puderam pensar em formas de superar as dificuldades e seguir com os projetos das turmas”, destacou a vice-diretora da EPG Manuel Bandeira, Amanda Moreira da Silva, sobre a reunião.
EPG Felício Marcondes
O encontro de planejamento na EPG Felício Marcondes, no bairro Torres Tibagy, começou de forma reflexiva. Os professores voltaram do recesso escolar e foram acolhidos com um delicioso café da manhã e uma mensagem de boas-vindas, com a apresentação de vídeo “Desejo a Você”.
Os dois dias de atividades foram marcados pela descontração das dinâmicas e por diálogos. “A revisitação ao planejamento inicial foi de suma importância para determinarmos os objetos para o segundo semestre. A equipe analisou os dados das avaliações e sondagens dos primeiros meses do ano, socializou práticas pedagógicas, sugeriu ideias e cada professor reafirmou perante o grupo o compromisso do trabalho pedagógico que será desenvolvido com sua turma e de que forma pretende entregá-la para o ano que vem”, explicou Solange Scabelli, coordenadora pedagógica da escola.
O encontro contou ainda com demonstrativo das avaliações através de gráficos de grupos afins e individuais, comunicados da rede e a reestruturação dos projetos pedagógicos.