Da Redação
Guarulhos abriu suas portas no último fim de semana, dias 10 e 11, na sede da Inspetoria de Patrulhamento com Cães (Canil), para o VI Seminário de Mantrailing 2019. O mantrailing é uma modalidade de treinamento de faro para busca que parte do instinto de caça dos cães e de sua habilidade natural de trilhar, utilizando o odor característico de cada indivíduo a ser localizado. Esse treinamento é o que torna possível a busca por pessoas desaparecidas.
O seminário é anual e composto por dez módulos, sendo realizado uma vez por mês sempre em cidades diferentes. Além da teoria, também são executadas provas com certificação para condutores e cães. Os certificados são por nível, que variam de 1 a 3.
Participaram da atividade as guardas municipais de Indaiatuba, Itu, Itupeva, Jundiaí e Atibaia. O evento contou no sábado (10) com simulação de uma pessoa desaparecida no aeroporto internacional. A prova foi de grande dificuldade por ser em um local de movimentação elevada, com uma grande mistura de odores.
No domingo (11) a simulação aconteceu no Centro de Treinamento da Pires, no Pimentas. No local houve a busca por uma pessoa com Alzheimer que teve um surto e desapareceu. Em ambos os casos, o cão tem que identificar a pessoa procurada por meio de seus pertences.
Galeria K9
No sábado também aconteceu a inauguração do espaço Galeria K9, dentro da Inspetoria de Patrulhamento com Cães. O espaço conta com uma coletânea de 11 fotos dos cães que atuam no patrulhamento diário e em operações especiais. No local, fotos de pastores belgas malinois, rottweilers, labradores, dobermanns, entre outras raças.
O prefeito Guti, o secretário de Assuntos para Segurança Pública, Gilvan Passos,o comandante da GCM, Messias Pires de Carvalho,e representantes das Guardas Civis de Arujá e Mairiporã participaram da abertura.
Serviço
O Canil da GCM e a Galeria K9 estão abertos à visitação por escolas e entidades.O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 16h. O telefone para agendamento de visitas é o 2421-8636.