Da Redação
A programação da 2ª Semana Lixo Zero Guarulhos foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (22). Servidores da Prefeitura de Guarulhos participaram da cerimônia que contou com a presença de Edmilson Americano, secretário de Serviços Públicos, Rodrigo Barros, secretário de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Renato Elizeu Costa, bacharel em Gestão de Políticas Públicas e mestre em Ciência pela Universidade de São Paulo (USP); Lígia Gonçalves de Lócco, servidora pública municipal e bacharel em Gestão Ambiental com aprimoramento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mestra Políticas Públicas pela USP, e de Juliana Teixeira, ativista do Greenpeace e embaixadora Lixo Zero Brasil.
Sensibilização da comunidade para o problema da geração e destinação correta de resíduos é um dos objetivos do evento, como ressaltou Americano. “Não basta conscientizar, temos de sensibilizar as pessoas quanto ao grave problema do lixo em nossa cidade. Precisamos tratar o problema na raiz e não remediá-lo, até porque gastamos com isso uma parte considerável do orçamento que poderia ser utilizada em saúde e educação”, afirmou.
Durante a tarde, no mesmo local, foi realizada oficina para coleta de sugestões sobre o Projeto de Lei Lixo Zero Guarulhos que normatizará a separação e a destinação ambientalmente adequadas dos resíduos gerados nos próprios públicos e nos eventos realizados na cidade.
A programação da 2ª. Semana Lixo Zero Guarulhos teve início neste sábado (20) e segue até o próximo domingo (28), com mais de 85 atividades em diferentes locais. Neste fim de semana foram realizados o 1º Encontro da Juventude Lixo Zero Guarulhos, na Associação Cristã de Moços – ACM, além de ação de limpeza e seminário com alunos do 9º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mario Bombassei Filho, entre outras atividades.
Imagem: Márcio Lino/ PMG