Ter uma estratégia bem definida é imprescindível para quem deseja empreender. Afinal, é através da estratégia que se torna possível traçar os rumos do novo empreendimento e todos os seus desdobramentos através do planejamento.
No contexto empresarial, o planejamento, ou pensamento estratégico, é um processo contínuo de criação, implementação e avaliação de decisões que orientam e permitem a uma organização atingir seus objetivos.
O processo de planejamento da estratégia deve ter início a partir da definição da missão e objetivos da empresa. Uma vez sabendo onde se quer chegar, o próximo passo deverá ser definir como chegar até lá, ou seja, a definição da estratégia e seus desdobramentos para atingir tais objetivos!
Se você tem como objetivo se tornar referência no seu mercado, é preciso definir como fará para alcançar esse objetivo. Por exemplo: será que para crescer o melhor será adquirir os concorrentes ou expandir por meio de um modelo de franquia?
Existem muitas estruturas e diferentes metodologias que podem ajudá-lo no desenvolvimento do processo de formulação da estratégia. Entretanto, a lógica que deve ser seguida envolve os pontos a seguir:
1. Defina o seu objetivo
O ponto de partida será definir a missão, visão e valores da empresa. Defina
qual o propósito e onde pretende que sua empresa chegue.
2. Faça um diagnóstico do mercado
O próximo passo será identificar como sua empresa poderá ser impactada pelas
ameaças e oportunidades do ambiente externo, não apenas no presente, mas também
no futuro. Ou seja, realize um diagnóstico externo!
3. Descubra seus pontos fortes e fracos
Identifique quais são os fatores críticos de sucesso de seus concorrentes para
que seja possível fazer uma análise comparativa de seus pontos fortes e fracos
em relação a essa concorrência. Dessa forma, você terá realizado o diagnóstico
interno de sua empresa!
4. Construa um plano de ação
Após ter identificado as oportunidades e ameaças do ambiente em que sua empresa
está inserida, será possível definir os objetivos estratégicos. Além disso, é
preciso definir um plano de ação para implementá-los.
5. Monitore cada passo
Não se esqueça de acompanhar a implementação para avaliar se é necessário rever
a estratégia. Avalie a eficácia por meio de métricas e indicadores que deverão ter
sido definidos previamente.
É possível contar com o auxílio de algumas ferramentas como o Balanced Scorecard que te ajudará a monitorar e acompanhar sua visão estratégica inicial.
Resumindo, defina a missão de sua empresa, conheça seu mercado e concorrentes, e a partir daí desenvolva ou redefina seus produtos e serviços. Somente com todas essas informações e estabelecendo uma visão de futuro que será possível traçar uma estratégia realmente competitiva.
Por: Lucas Felipe – Diretor Executivo da Agência Édigital e Diretor de Comunicação e Marketing da ACE-Guarulhos