Guarulhos inicia projeto de ampliação na confecção de próteses dentárias

Foto: Canva
- PUBLICIDADE -

Nesta semana Guarulhos deu início a um significativo projeto de expansão na confecção de próteses dentárias, placas miorrelaxantes e aparelhos ortodônticos e ortopédicos nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e no Ambulatório da Criança, com a contratação de novos laboratórios da especialidade.

O secretário da Saúde, Ricardo Rui, destaca que a iniciativa representa uma grande conquista, já que resultará na confecção de aproximadamente 5.200 unidades por ano, o que significa um aumento expressivo de 200% nos atendimentos oferecidos à população. “Após um longo período de alinhamentos e ajustes finalmente a cidade pode oferecer um atendimento qualificado na reabilitação orofacial”.

O chefe da Divisão de Saúde Bucal da pasta, Milton Peres Duran, explica que as próteses dentárias são dispositivos desenvolvidos para substituir ou reparar dentes danificados ou perdidos. “Ao oferecermos esse dispositivo móvel evitamos que a saúde óssea da mandíbula desses pacientes seja afetada, colocando outros dentes em risco, e promovemos a reabilitação oral em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação”.

Já a placa miorrelaxante tem a função de interromper a pressão entre os dentes, causando relaxamento da musculatura, estabilização da articulação e proteção dos dentes em pessoas que sofrem de Disfunção Temporomandibular (DTM). Vale destacar que a ação da placa não se limita apenas à prevenção, mas também atua na redução dos sintomas, além de permitir que todas as estruturas articulares permaneçam em uma posição mais próxima do ideal, sem compressão.

Além disso, a ampliação dos aparelhos ortodônticos e ortopédicos oferecidos pelo Ambulatório da Criança e do Adolescente é uma grande novidade, pois o cuidado na primeira infância é fundamental para a saúde na vida adulta. Esse tratamento abrange a prevenção e interceptação das maloclusões, evitando sua ocorrência, reduzindo sua gravidade ou corrigindo aquelas passíveis de tratamento na dentição decídua ou mista.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão realizando uma requalificação dos pacientes que estavam aguardando por esses atendimentos. A Secretaria da Saúde orienta que esses usuários visitem a unidade de saúde de referência para atualizar seus cadastros, possibilitando assim o contato por telefone.

- PUBLICIDADE -