Os carros elétricos ainda estão longe de fazer parte da realidade da população brasileira, mas, aos poucos, o país vem dando pequenos passos para tornar os modelos mais acessíveis. Atualmente, uma pessoa que desembarca no Aeroporto Internacional de Guarulhos já consegue alugar um veículo do gênero e dirigir até outros estados, como Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.
O trajeto de São Paulo para os estados vizinhos tornou-se possível graças à instalação de eletropostos pelas estradas. Isso significa que já é possível encontrar postos de gasolina e pontos de parada com estações de carregamento, permitindo que os motoristas reabasteçam a bateria dos seus veículos para continuar viajando.
A medida resolveu a falta de suporte que os carros elétricos sofriam no país, considerando que essas estações só podem ser encontradas em alguns pontos selecionados da cidade grande. O centro de São Paulo já era um dos polos urbanos de maior destaque neste quesito, mas agora também se tornou um dos primeiros estados brasileiros a contar com estações elétricas ao longo de suas estradas.
No sentido São Paulo-Rio de Janeiro, é possível abastecer o veículo no posto Arco-Íris, localizado no município de Roseira, mais especificamente no km 82 da Via Dutra (BR-116). O eletroposto foi o primeiro de 50 que serão instalados pela Vibra Energia em diferentes estradas brasileiras; a escolha do posto de Roseira se deve à sua reputação de oferecer diversos serviços, sendo uma parada bem popular entre aqueles que estão viajando.
Já no trecho São Paulo-Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, são dois eletropostos, ambos localizados no estado mineiro: o primeiro na BR-381, em Perdões, e o segundo em São Gonçalo do Sapucaí. Ambos foram uma iniciativa da Volvo, fabricante de veículos sueca que também distribui carros elétricos no país.
Nessa primeira fase de cobertura, a Volvo instalou 13 eletropostos. Além das duas cidades mineiras, os municípios paulistas de Cajati, Botucatu, São Carlos, Penápolis, Avaré, São Sebastião, Ubatuba, Taubaté, Cubatão, Jacareí e Leme também receberam estações de recarga. Graças a isso, também tornou-se possível fazer a conexão interestadual entre São Paulo e Santa Catarina.
Hoje em dia, já é possível experimentar um carro elétrico por assinatura, e a tendência é que, aos poucos, os brasileiros passem a adotá-los de forma definitiva em suas vidas. Por enquanto, ainda é recomendável priorizar os modelos híbridos, que também podem ser abastecidos com gasolina comum – principalmente ao pegar estradas que não contam com esse suporte dos eletropostos.