Da Redação
O Hospital e Maternidade Jesus, José e Maria (JJM) foi contemplado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da EDP, distribuidora de energia elétrica da região. O hospital realiza aproximadamente 560 partos por mês, além de contar com diversos procedimentos para mulheres de baixo poder aquisitivo de Guarulhos.
A ação da EDP abrange a modernização do sistema de iluminação antigo por lâmpadas LED, que são mais eficientes, econômicas e sustentáveis. Ao todo serão mais de duas mil lâmpadas substituídas nas áreas internas e externas do hospital.
Com o projeto implantado será possível reduzir o consumo de energia referente a iluminação economizar 157,7 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de mais de 60 famílias. Além disso, há uma redução também nos custos de manutenção, já que a durabilidade da lâmpada LED é de cerca de 25 mil horas (cerca de sete vezes mais que lâmpadas incandescentes). O novo sistema também gera menos impacto ambiental por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.
“Para nós, é muito gratificante realizar este projeto no Hospital e Maternidade Jesus, José e Maria, de Guarulhos, pois conseguimos contribuir diretamente com a redução de gastos com energia. Por meio de nossas iniciativas ligadas a eficiência energética, será possível redirecionar estes recursos ao atendimento da população”, ressalta Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP.
A substituição dos equipamentos terá início no mês de outubro, com conclusão prevista para três meses.
Imagem: José Luiz