A Escola Estadual Celso Piva, no Jardim Moreira, inaugurou nesta sexta-feira (10) seu primeiro biodigestor, equipamento que transforma resíduos orgânicos como restos de comida em adubo e biogás para utilização em lamparinas e fogões. A ideia é compostar os resíduos alimentares próprios e também de outros dois estabelecimentos de ensino da região.
Alunos, professores, direção da escola e servidores da Prefeitura participaram da colocação da água e do esterco de boi, que juntos darão início ao processo químico no interior do biodigestor. “Queremos ser uma escola sustentável e este é mais um passo nessa direção. Vamos replicar esta iniciativa e promover atividades para divulgar a importância da prática da compostagem para a preservação o meio ambiente”, afirmou a diretora da escola, Cleusa Bomfim de Andrade, que também agradeceu pelo engajamento de alunos, professores e demais membros da equipe na iniciativa.
A agenda integrou a programação da 4ª Semana da Compostagem de Guarulhos, que termina neste sábado (11) com a oficina Bife de Casca de Banana e Higienização de Folhosas para Saladas, às 10h, na Casa Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (avenida Birinepe, 99, Jardim Cumbica). Logo após, às 11h, haverá o encontro Além das Limonadas na UBS Vila Fátima (rua Esmeralda, 25). Quem comparecer vai aprender a produzir desinfetante natural, aromatizador de ambientes e amaciante de roupas usando cascas de limão. As inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/4dlMLng.
Semana da Compostagem
Evento anual realizado pela Prefeitura de Guarulhos, a Semana da Compostagem objetiva ensinar e tirar dúvidas sobre a reciclagem de resíduos orgânicos (restos de alimentos), incentivando a prática e enaltecendo os benefícios da compostagem para a preservação do meio ambiente.
O evento atende ao calendário pedagógico do Instituto Lixo Zero Brasil, contemplando ainda os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visam a combater as alterações climáticas e seus impactos.