Da Redação
Integração. Assim pode ser definida as escolas da rede municipal que vêm desenvolvendo um trabalho com estudantes com deficiência auditiva. No mês passado as unidades participaram do ‘Setembro Azul’ com uma série de ações ligadas ao Mês do Surdo, que reforçaram a educação bilíngue nas escolas e a inserção dos surdos na sociedade.
Durante o mês, cerca de 50 alunos das turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), das escolas bilíngues da Prefeitura de Guarulhos Crispiniano Soares, Edson Nunes Malecka e Sophia Fantazinni Cecchinato participaram de uma programação diversificada, com atividades lúdicas, culturais e de integração.
Uma das atividades em destaque da EPG Crispiniano Soares foi a visita dos alunos ao Zoológico de São Paulo, oportunidade que proporcionou integração e imersão linguística entre os alunos surdos da escola. A visita teve como objetivo apresentar a diversidade da fauna e da flora brasileira, a partir da observação e compreensão dos hábitos alimentares dos animais, do conhecimento e classificação de mamíferos, aves, répteis, entre outros, em classes.
A aluna surda Maria Eduarda Pereira dos Santos, do 5° ano, ficou impressionada ao ver alguns animais. “Eu amei ver o rinoceronte, os flamingos que parecem uma bailarina, o jabuti, que é muito grande, e a girafa que tem uma casa muito alta. No espaço das cobras, eu vi o esqueleto delas. De fato, elas são animais vertebrados diferente das formigas que não tem ossos”, conta a aluna por meio da língua de sinais.
Outra atividade que contagiou a comunidade do entorno da escola foi a apresentação teatral dos alunos surdos, que tem propiciado diferentes aprendizagens, como a ampliação do vocabulário em língua de sinais e da criatividade, conhecimento de outras formas de ler o mundo, valorização do trabalho em grupo para a construção coletiva do conhecimento e o exercício da autonomia com responsabilidade.
Juntos somos mais fortes
Com o tema “Juntos Somos Mais Fortes”, os alunos surdos da EPG Sophia Fantazinni Cechinnato construíram um painel sobre o Setembro Azul, no qual todos os funcionários da escola tiveram suas mãos pintadas pelos próprios alunos, e deixaram suas marcas carimbadas. Além disso, a escola tem parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na qual os alunos do curso de Pedagogia elaboram e executam projetos com os alunos da sala bilíngue.
Já na EPG Edson Nunes Malecka as atividades tiveram como objetivo ampliar a capacidade de comunicação, interação social e afetividade entre crianças e adultos. Durante o mês, os alunos fizeram um piquenique coletivo socializando alimentos, e também uma roda de conversa com café da manhã, que permitiu conectar as famílias e apresentação dos alunos surdos, por meio de filmagens e teatro. Além disso, a contação de histórias da arte-educadora Wânia Karolis, interpretada em LIBRAS pelas professoras da escola, fez com que os alunos surdos usassem toda a sua imaginação e criatividade. Um momento especial não só para os alunos, mas para todas as pessoas que contribuíram para fazer do “Setembro Azul” um mês inesquecível para todas essas crianças.
Imagem: Divulgação/PMG