Na última sexta-feira (29) a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Guarulhos lançou o herói Super Procon durante o projeto “Procon para Crianças”, ocorrido no campus da FIG-Unimesp, na Vila Rosália, por ocasião da 22ª edição do Dia Feliz. O prefeito de Guarulhos, Guti, participou do evento organizado por ex-alunos da faculdade e que contou com oficinas lúdicas de cidadania e educação para o público infantojuvenil.
“Este é um evento importante que ocorre há alguns anos na cidade e que proporciona às crianças educação e cidadania por meio da descontração e da diversão”, afirmou Guti.
“O Super Procon veio para auxiliar a transformar o aprendizado sobre os direitos do consumidor em algo mais divertido e acessível para as crianças. O boneco foi criado para aproximar o Procon do público jovem e conscientizar as novas gerações sobre a importância de saber o que é certo e justo quando se trata de compras e serviços”, destacou a gestora do órgão local, Vera Tulher.
O super-herói, segundo Vera, possui superpoderes para enfrentar vilões como a publicidade enganosa e o preço abusivo. “Ele ensina como as crianças podem se proteger e, principalmente, como resolver situações em que seus direitos são desrespeitados. É uma maneira divertida e interativa de levar essas informações às crianças para aprenderem desde cedo a identificar quando algo está errado em uma compra ou serviço”, explicou.
O boneco interagiu com os consumidores mirins durante as atividades como o mercadinho do Procon, cujos produtos atraíram a atenção da criançada, que foi orientada pela equipe a verificar as condições dos itens antes da compra e a data de validade. As crianças foram informadas que a venda de alimentos fora do prazo de validade é crime, podendo causar danos à saúde.
O Procon Guarulhos distribuiu ainda aos participantes a Cartilha do Consumidor Mirim, que trata dos direitos básicos do consumidor com uma linguagem fácil e adaptada ao público infantil, e três mil bexigas para fazer a diversão da criançada.