A administração Guti deixará um legado de grandes investimentos para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos que a estabeleceu como referência nacional em segurança pública e conquistou para a cidade a láurea de menor taxa de homicídios do país entre municípios com mais de um milhão de habitantes. Para alcançar os índices positivos, um planejamento de modernização do sistema, integração com forças policiais e valorização do efetivo foi concretizado ao longo de oito anos.
A primeira etapa estratégica da modernização deu-se com a renovação de equipamentos, que antes eram revezados entre os agentes devido à defasagem de material. Atualmente, mais 80 novas viaturas modernas rondam a cidade com equipes fortemente protegidas por armamentos, coletes e uniformes resistentes.
Todavia, o grande marco tecnológico da transformação na segurança ocorreu com a implantação de uma das centrais de inteligência mais avançadas do país.
A Central de Operações e Inteligência (COI), inaugurada pela Prefeitura há quase um ano na praça Getúlio Vargas (Centro), é a sede do programa Muralha GRU, que viabiliza o acompanhamento em tempo real do fluxo de ruas, dos equipamentos públicos e das 157 escolas municipais registradas por cinco mil câmeras que possuem, dentre suas funções, tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres, identificação eletrônica das placas para o controle veicular de quem circula pela cidade e contagem de aglomeração de carros.
O sistema de vigilância reúne equipes municipais de segurança pública, transportes e mobilidade urbana, Samu e Defesa Civil junto ao Corpo de Bombeiros e às polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal. Ele foi possibilitado devido a um financiamento de R$ 45 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Nossa parceria com o BNDES seguirá mesmo após eu deixar a Prefeitura. Na praça Prefeito Paschoal Thomeu, no Centro, será construída uma inspetoria e uma corregedoria com serviços sociais e de psicologia para os agentes. Outras bases já existentes serão reformadas e ampliadas. Além disso, O Muralha GRU terá mais 200 novas câmeras nos bairros e 83 de leitura facial”, celebrou o prefeito.
Aumento do efetivo e valorização profissional
A fim de expandir o patrulhamento da maior cidade não capital do país em população, mais de 130 novos concursados integraram o efetivo da GCM, agora de 821 novos agentes – mais 11 estão em formação e ingressarão futuramente. Esses servidores foram treinados durante quase um ano e já ocupam o cargo de 3º classe. Após três anos no cumprimento dessa função, serão promovidos a 2ª classe.
Já veteranos, além de ganharem o apoio dos novos colegas de ronda, foram promovidos duas vezes ao longo da gestão: em 2019 e em outubro de 2024. Na evolução de carreira mais recente, 580 agentes assumiram posições hierárquicas melhores após aprovação em avaliações de desempenho.
Para o secretário Márcio Pontes, é evidente a melhoria do serviço e o orgulho que os agentes têm em compor uma GCM respeitada. “Todos os feitos foram em união, pois o prefeito acolheu os problemas de nossos guardas, ouviu suas demandas e as priorizou. Quem ganha com cada avanço é a população de Guarulhos”.