Desde 2017, início da atual gestão, milhares de famílias moradoras dos mais diversos bairros da cidade deixaram definitivamente para trás a lama, a poeira e todos os demais transtornos conhecidos por quem mora em ruas de terra. Nesse período, por meio do projeto de mutirão Mãos à Obra, a Prefeitura pavimentou 238 vias da cidade, totalizando 184.000 m², ou 34,3 km de pavimento.
Coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos, o Mãos à Obra utiliza blocos intertravados para a pavimentação. Como o processo de colocação do material é relativamente simples, moradores dos endereços beneficiados podem participar voluntariamente do trabalho, fortalecendo o sentimento de cuidado com o bem público. Junto ao trabalho de pavimentação, quando necessário também é instalado o sistema de drenagem nas vias para escoamento das águas pluviais.
As entregas mais recentes feitas pelo prefeito Guti, em novembro, beneficiaram diretamente 591 famílias em seis bairros na região do Pimentas, do Jardim Arujá e do Jardim Tupinambá com 3,4 mil metros de pavimento intertravado. Na Vila Flora, região do Itapegica, as ruas Luigi Ricciteli, Canadense, Olavo Bilac e Tancredo Neves receberam no total cerca de 2 mil m² de pavimentação. No Sítio dos Morros, as ruas Caetano Picardi, Lombada e Boa Vista foram beneficiadas com 2,2 mil m² de piso intertravado. Já no Jardim Fortaleza, a rua Romeu Avilez foi pavimentada em uma extensão de 490 m², enquanto que a rua Rio Negro recebeu 1,3 mil m² de piso intertravado.
Conversando com os moradores dos endereços beneficiados, Guti comentou sobre o trabalho. “O calçamento desses e de outas centenas de endereços beneficia diretamente a rotina de mais de 1,3 mil pessoas, trazendo a elas uma vida com mais dignidade e conforto. Desde o início da nossa gestão tivemos a grande alegria de proporcionar mais qualidade a milhares de famílias guarulhenses, muitas das quais esperavam há décadas pela pavimentação de seus endereços”, observou o chefe do Executivo.
O secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, reforçou o impacto positivo do projeto, destacando a importância da participação comunitária. “Com o pleno apoio do prefeito Guti nesses oito anos tivemos todas as condições de realizar um trabalho essencial para a qualidade de vida das pessoas. Em dezembro iremos entregar mais duas ruas pavimentadas aos munícipes”, afirmou Minelli.
Mãos à Obra
No sistema de pavimentação do projeto Mãos à Obra, a Prefeitura é responsável pela execução da drenagem (quando necessária) e pela instalação de guias e sarjetas. A comunidade participa voluntariamente da colocação dos blocos intertravados. Antes das intervenções, são realizados estudos do local e reuniões para mobilizar a No sistema de pavimentação do projeto Mãos à Obra, a Prefeitura é responsável pela execução da drenagem (quando necessária) e pela instalação de guias e sarjetas. A comunidade participa voluntariamente da colocação dos blocos intertravados. Antes das intervenções, são realizados estudos do local e reuniões para mobilizar a comunidade, incentivando a colaboração e o engajamento dos moradores no processo de urbanização.