Lançado em 2021, o programa Faculdade Municipal de Guarulhos já contemplou 400 munícipes em situação de vulnerabilidade social e sem formação universitária com bolsas de estudos integrais para graduação em psicologia, enfermagem ou psicologia em instituições de ensino superior da cidade. A previsão é que no fim do próximo ano os primeiros 50 bolsistas concluam o curso de pedagogia.
“É um programa importante idealizado pelo próprio prefeito Guti e que tem um impacto forte, capaz de transformar a vida dos bolsistas não apenas financeiramente, com a obtenção de melhores empregos, mas no crescimento pessoal e na formação cidadã”, afirmou o secretário de Gestão, Adam Kubo.
A iniciativa da Prefeitura, coordenada pela Secretaria de Gestão, busca proporcionar formação e qualificação profissional de nível superior aos moradores de baixa renda, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
O programa se baseia na lei 7.953/2021, que, a título de contrapartida, prevê que após a conclusão do curso os beneficiados prestem cem horas de serviço voluntário à administração municipal em sua área de formação.