Guarulhos, cidade em sintonia com o desenvolvimento tecnológico, tem muitas conquistas a celebrar desde 2017. A Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação promoveu um gigantesco salto com foco em modernização, inclusão e sustentabilidade. As iniciativas promovidas pela pasta ao longo de oito anos de gestão proporcionaram o fortalecimento de parcerias com o setor privado e instituições de ensino, criando na cidade um ambiente propício ao desenvolvimento de negócios e tecnologias.
“Nós sempre consideramos que para uma cidade ser atrativa economicamente é necessário fundar um pensamento empreendedor e moderno, e foi isso que fizemos com a secretaria, fomentando tanto o conhecimento entre os cidadãos quanto as atividades comercial, industrial e científica”, comentou o prefeito Guti.
O secretário Jorge Taiar fez um balanço do quadro que sua equipe entrega como patrimônio da cidade. “Com a modernização estrutural e organizacional que promovemos hoje temos uma cidade que investe em tecnologia e formação científica, que facilita a vida do cidadão que quer empreender e que apoia fortemente os setores industrial e aeroportuário, tão importantes para a atividade econômica de Guarulhos”.
Inovação em educação e tecnologia
Com pensamento no futuro, a secretaria firmou como tradição na cidade a Semana do Conhecimento, que incentiva desde crianças do ensino fundamental até estudantes de nível superior e pós-graduação a desenvolverem projetos tecnológicos e científicos que ofereçam soluções criativas a questões cotidianas.
Além da Semana do Conhecimento, eventos competitivos como o Hackaton, o concurso Experimenta e o Seminário de Robótica e Tecnologias Educacionais destacam-se por incentivar a criatividade e a pesquisa. Desde 2017, mais de 1.300 projetos foram apresentados.
Novas estratégias em turismo e marketing
Com o Plano Diretor de Turismo e o Plano de Marketing Turístico, elaborados por meio de parcerias, Guarulhos consolida sua identidade como município de interesse turístico. Além de atrair o visitante, a cidade se tornou atrativa como opção de lazer para a população, que ao longo de oito anos pôde desfrutar de atividades como feiras, festas, lazer e gastronomia por todas as regiões da cidade.
Aproximação do poder público com a classe empresarial
Outra estratégia de grande sucesso foi a via de acesso criada entre o município e empresários da cidade. Por meio de reuniões entre a equipe da secretaria, o corpo empresarial e consulados, ampliou-se o espectro de negócios da cidade, tanto entre as indústrias locais como no que diz respeito ao comércio exterior, reforçando a vocação de Guarulhos para a produção e seu papel no cenário internacional.