A partir de 2025 o Procon de Guarulhos iniciou uma nova fase, marcada pela reestruturação da equipe e da gestão. Nos dez primeiros dias úteis deste ano o órgão atendeu 1.303 pessoas que o procuraram com reclamações envolvendo dificuldades na troca de presentes de Natal, compras online, cancelamento de voos, questões relativas à EDP São Paulo, entre outras.
A principal meta da nova administração, segundo o coordenador do Procon, Maurício Júnior Hora, é garantir que os direitos dos consumidores sejam assegurados de forma ágil e eficiente. “A expectativa é que, com a reestruturação, o órgão consiga expandir sua capacidade e atender a um número ainda maior de demandas ao longo deste ano”, afirmou o gestor.
Para o aprimoramento na prestação do serviço, a nova gestão conta com um processo intensivo de treinamento de seus colaboradores. Os resultados iniciais da iniciativa já foram sentidos pelos consumidores. “Não é todo dia que a gente encontra pessoas assim, de bem e com disponibilidade de ajudar. Agradeço muito o auxílio e a orientação que recebi”, revelou a consumidora Rubia Zanchet, que acionou o órgão após seu voo para Recife com escala em Guarulhos ser cancelado e ter ficado dois dias no aeroporto.
O consumidor Roberto Hashimoto da Silva estava com dificuldades para cancelar o contrato de serviços odontológicos com uma clínica. Por meio da ação do Procon ele obteve o estorno dos valores pagos e compareceu pessoalmente à unidade para agradecer a presteza e a cordialidade no atendimento do técnico.
Por sua vez, o munícipe Antônio Oliveira da Silva teve a energia de sua casa interrompida e após tratativas feitas pela equipe do órgão de defesa do consumidor o serviço foi restabelecido. Caso semelhante aconteceu com Willen Jesus dos Santos, que, agradecido, procurou novamente o Procon apenas para agradecer aos funcionários da triagem e da área técnica pela intervenção e agilidade na resolução de seu caso com a EDP.