As atividades da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, realizada anualmente entre os dias 1° e 8 de fevereiro, ganharam reforço na sexta-feira (7) com o Dia D de Mobilização. A programação incluiu palestras e rodas de conversa em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em escolas estaduais de Guarulhos com o objetivo de disseminar informações sobre as medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da gravidez entre jovens.
Entre as escolas participantes estiveram Prof. Celso Piva, Prof.ª Anna Maria Hoeppner Gomes, Prof.ª Zilda Graça Martins de Oliveira e Pedro Morceli. Profissionais de enfermagem, médicos e agentes comunitários de saúde conduziram as atividades abordando temas essenciais sobre a gravidez precoce, um desafio de saúde pública que impacta não apenas a saúde das jovens, mas também seu acesso à educação e ao mercado de trabalho.
Para Miruna Melo, coordenadora da Rede Alyne, antiga Rede Cegonha, ampliar a oferta de métodos contraceptivos e criar espaços acolhedores de diálogo são medidas essenciais para a prevenção. “É fundamental oferecer orientações claras e acessíveis, que realmente alcancem a realidade dos adolescentes. Além disso, manter os jovens informados sobre a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) fortalece ainda mais esse engajamento”, destacou.
Desde o início de fevereiro as UBS e os serviços especializados de Guarulhos, como Cemegs, Caps, Ceresi e o Banco de Leite Humano, vêm promovendo ações educativas em torno do tema dentro da campanha Fevereiro Pink, iniciativa que alerta sobre a prevenção das ISTs durante todo o mês.
Dia D intensifica ações de prevenção à gravidez na adolescência em Guarulhos
- PUBLICIDADE -