Após solicitação da Prefeitura de Guarulhos, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo), iniciou nesta sexta-feira (7) o desassoreamento de córrego que fica às margens da rodovia Ayrton Senna, no limite entre o munícipio guarulhense e a capital paulista. A execução do serviço tem por objetivo mitigar os alagamentos que vêm ocorrendo na região do Jardim Santo Afonso.
Para aliviar os danos causados pelas fortes chuvas no Jardim Santo Afonso, a SP Águas está implementando a dragagem dos resíduos que se acumularam no fundo do córrego. O serviço, que vem sendo executado por meio de duas escavadeiras hidráulicas, vai permitir que as águas pluviais advindas dos Jardins Vermelhão, Arapongas e Santo Afonso sigam o seu curso rumo ao rio Tietê sem dificuldades.
O prefeito Lucas Sanches, que foi conferir o início dos trabalhos, agradeceu ao Governo do Estado de São Paulo por disponibilizar as máquinas e ressaltou que os danos causados pelas chuvas no Jardim Santo Afonso serão minimizados. “A gente cobrou bastante o Governo do Estado, que disponibilizou essas máquinas que ficam em cima de uma balsa realizando o desassoreamento. Com a limpeza o canal, que leva a água das chuvas, o leito do córrego vai ganhar fluidez e, com certeza, o Jardim Santo Afonso não será tão impactado com os alagamentos”, disse.
Em janeiro a Prefeitura de Guarulhos intensificou os trabalhos voltados para o desassoreamento de córregos por meio da Operação Tempestade, ação que tem por objetivo principal diminuir os impactos provocados pelas fortes chuvas de verão.