Neste domingo cerca de 5,5 milhões de pessoas devem fazer a prova Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Exame serve de porta de entrada para universidades públicas e bolsas em particulares.
Os candidatos farão as provas de Ciências Humanas (45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol), além da redação (um texto dissertativo-argumentativo) e fazem a segunda parte da prova no segundo domingo do mês.
É consenso entre os especialistas e professores que na reta final é importante relaxar e deixar a ansiedade de lado, que pode atrapalhar na hora de realizar a prova. O bom desempenho na prova é fruto de uma mistura de conhecimento do conteúdo com o equilíbrio emocional
O professor de matemática do Colégio Objetivo Brasília, Leo Jabá, trabalha há oito anos na área e garante que, após um ano de rotina de estudos, o momento é de manter a tranquilidade. “Repense nos simulados que você fez, além das aulas e exercícios. Faça questões anteriores, cronometrando o seu tempo. Relaxe com amigos e familiares na véspera para controlar a ansiedade”, destaca.
Confira 5 dicas para o dia da prova
- Não estude no dia da prova. Durma cedo no dia anterior e relaxe a mente.
- Coma alimentos saudáveis e respeite os horários das refeições.
- Não tire foto na hora da prova.
- Procure aplicativos para relaxar e ouça músicas.
- Fique ligado quanto aos enunciados, pois as questões pedem um bom raciocínio lógico e à resolução prática de problemas.