Da Redação
Carros autônomos podem até ser o futuro da indústria automotiva, porém enquanto isso não é realidade as empresas do setor e montadoras vêm se aperfeiçoando e utilizando a tecnologia para produzir veículos inteligentes, simples e seguros.
Esses investimentos podem ser observados em uma série de detalhes que vão desde o treinamento dos profissionais do setor, passando pela linha de montagem, os mecânicos até chegar a regulamentação e aos serviços disponibilizados pelos órgãos de trânsito competentes.
Motoristas que desejam conferir os pontos existentes na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou as multas relacionadas ao veículo, por exemplo, podem realizar a consulta de forma 100% online. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) oferece o serviço por meio de seu portal www.detran.sp.gov.br e do aplicativo gratuito “Detran-SP” disponível para tablets e smartphones.
No site, após fazer login, o usuário encontra essas informações no painel chamado “Meu Detran”, que carrega automaticamente na tela e traz os principais indicadores relacionados à habilitação e a até cinco veículos registrados no CPF do condutor.
A ferramenta mostra se a habilitação do motorista está regular ou suspensa, categoria, data de vencimento, se há pontuações e possibilidade de apresentar recurso ou fazer indicação de condutor de multas aplicadas pelo Detran-SP. Referente aos veículos consta se o licenciamento e o IPVA estão em dia, quantidade de multas e débitos pendentes, mês de licenciamento e existência de bloqueios ou outras restrições. Quem prefere utilizar o celular ou o tablet, é só fazer o download gratuito do aplicativo “Detran-SP”.
O Detran oferece, ainda, o serviço online “Agenda do carro” no aplicativo gratuito para smartphones. Nele, o usuário pode programar, por exemplo, a substituição das pastilhas de freio, a troca do óleo do motor ou do freio, do filtro de ar e até o abastecimento do veículo. A lista interativa permite que o usuário insira a data do serviço e a quilometragem para a próxima manutenção.
Imagem: Divulgação