Primeiro presidente da Academia Guarulhense de Letras é homenageado

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

O Cemitério Primaveras I, no Jardim Taboão, realizou ontem um evento em homenagem a dois grandes nomes da cidade: o Dr. Gasparino José Romão, primeiro presidente da Academia de Letras de Guarulhos e Otávio Braga de Mesquita que veio para cidade na década de 40 ser responsável por uma fazenda que gerou vários bairros na cidade.

Gasparino se formou em direito e teve grande atuação na cidade, além de primeiro presidente da Academia de Letras, foi assessor jurídico da Câmara de Guarulhos e escreveu diversos livros, um deles conta a história da igreja Matriz. O filho, Gasparino José Romão Filho,esteve no evento de homenagem e relembrou a história do pai.  “Ele deixou um legado de humildade, trabalho,amor ao próximo e acima de tudo amor por Guarulhos”, destacou.

Já Otávio Braga de Mesquita, que deu nome a umas principais avenidas da cidade, morou e cuidou da fazenda que após sua morte gerou vários bairros na cidade como o Jardim Bela Vista, Santa Inês e Santa Emília. Os nomes Emília e Inês foram homenagens a pessoas da família Mesquita.  “Nós temos muito orgulho dessa história. Essas terras pertenceram a nossa família”, pontou o neto Hugo Mesquita, explicando que a história é passada de geração em geração.

O evento aconteceu no próprio cemitério, o que poderia causar estranheza para muitos faz parte da maneira humanizada da organização do local. “Os cemitérios são lugares cheio de vida, porque aqui a gente guarda histórias. Nós queremos fazer com que a morte seja uma conversa mais leve. A vida e a morte são dois lados da moeda”, explicou Gisela Adissi CEO do Grupo Primaveras.

A ocasião contou com a presença de familiares das duas famílias e autoridades. Foi aberta ao som de violino e finalizada com uma oração.

 

- PUBLICIDADE -