Orquestra Jovem comemora 15 anos com espetáculo em homenagem a Villa-Lobos

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Para celebrar seu aniversário de 15 anos e encerrar a temporada 2018 em grande estilo, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) apresenta no próximo domingo (16), às 19h, espetáculo em homenagem ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. O concerto tem classificação livre e os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do Teatro com uma hora de antecedência.

Grande compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos teve grande influência em todo o mundo com suas obras vibrantes e enérgicas, ainda hoje as mais executadas. Durante o espetáculo, a Orquestra Jovem apresenta duas peças, as Bachianas Brasileiras nº 4, uma das mais conhecidas dentre as nove peças da série, que mistura a obra de Bach, uma grande referência para Villa-Lobos, com a música brasileira. Além disso,interpreta ainda Choros nº. 10, série composta para orquestra sinfônica completa com coro, com muito ritmo e ousadia, bastante semelhante ao que se fazia na Europa no começo do século, incisivamente marcada por elementos da música brasileira.

Para tornar o espetáculo ainda mais especial, a Orquestra Jovem também executa “Batuque”, de Oscar Lorenzo Fernandes, admirador de Villa-Lobos, a primeira peça que a OJMG executou em sua primeira apresentação, há 15 anos.

“São 15 anos de atividades ininterruptas, formando instrumentistas de grande qualidade para o mercado musical de Guarulhos e de fora da cidade”, vibra o maestro Emiliano Patarra,regente da OJMG. Patarra observa ainda que a execução de Villa-Lobos no aniversário da OJMG tem grande valor simbólico, pois além de grande compositor de música sinfônica brasileira, sua obra é destacada e criativa.

O espetáculo conta também comparticipações especiais do Coral Madrigal Vivace de Jundiaí, sob regência do maestro Vasti Atique, do Coral Lírico Coraleste, sob coordenação artística de Cristiane Mesquita e Marcello Mesquita e dos alunos do Projeto Caminhos da Percussão do Conservatório Municipal de Guarulhos, grupo coordenado pelo professor Ricardo Barreto Ramesh.

15 anos de muitas conquistas

Encerrando o ano, a comemoração dos 15 anos da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos representa um momento de agradecimento a todos que fizeram e fazem parte do cotidiano deste brilhante grupo.

Em todo o seu percurso, a OJMG sempre teve como objetivo trazer a música sinfônica para os moradores da cidade e, para tanto, ao longo de suas temporadas, busca a mescla de diferentes linguagens artísticas para transpor as fronteiras da música.

Em 2018, espetáculos como o Rockem Concerto, Samba em Concerto, Circo em Concerto e as apresentações realizadas em parceria com a Companhia Brasileira de Danças Clássicas e espetáculos em homenagem a grandes compositores, como Vivald, Richard Strauss, Verdi, Beethoven e Tchaikovsky conquistaram o grande público, que sempre lotam o Adamastor para prestigiar a Orquestra.

“Com esse espetáculo, a Orquestra Jovem encerra a temporada 2018 cumprindo todo o programa previsto, mostrando extremo profissionalismo de toda a equipe envolvida com as atividades do grupo,tal como as grandes orquestras sinfônicas ao redor do mundo”, comemora Patarra.

Serviço
Aniversário de 15 anos da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos – Homenagem a Heitor Villa-Lobos
Data: domingo, dia 16 de dezembro
Horário: 19h
Local: Teatro do Adamastor Centro
Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo
Entrada gratuita
Classificação livre

Imagem: Divulgação/ PMG

- PUBLICIDADE -