Litoral paulista oferece mais de 700 km com diversas atrações

Foto b2-0127 PRAIA DE CAMBURI E CAMBURIZINHO – Uma península separa as duas praias, à esquerda fica Camburizinho, à direita, Camburi. Ambas são ideais para a prática do surf, por suas boas ondas, e frequentadas, principalmente, pelo público jovem. São Sebastião – SP (Circuito Litoral Norte/ Litoral Norte C&VB/ Estâncias Paulistas/ Balneárias) – S 23º 46.658’ W 45º 38.830’ Crédito obrigatório – Foto: Miguel Schincariol
- PUBLICIDADE -

Da Redação

O litoral paulista conta com mais de 700 km de extensão,sendo que as faixas de areia ocupam mais de 60% desse território. Ou seja, tem muita praia espalhada em 15 municípios litorâneos de São Paulo. São mais de 300 praias para todos os estilos e gostos, sendo que há 167 pontos de monitoramento de balneabilidade, em 150 praias, realizado pela Cetesb e acessível por aqui.

É possível encontrar faixas de areia isoladas e silenciosas para quem busca relaxamento, inclusive nas mais de 50 ilhas do Estado; muitas praias baladas e agitadas; outras adequadas a crianças; e ainda uma variedade incrível para quem busca vida saudável e práticas esportivas.

Os amantes do esporte têm à disposição todos os praticados no interior ou capital, e mais os exclusivos do litoral por dependerem de marou areia. Os turistas do litoral paulista têm a opção de velejar, andar de iate, praticar surfe e suas variações, pesca submarina, nadar ou apenas mergulhar. E ainda tem a chance de praticar modalidades de voo livre,tradicionalmente praticadas em Santos e São Vicente, por exemplo.

Mas o litoral não é só praia e práticas esportivas. São diversas atrações: um enorme potencial econômico na região que abriga o maior porto marítimo da América Latina, em Santos; incremento constante no Turismo com as 15 cidades classificadas como Estâncias. Ainda no aspecto natural,somada às praias a região que se insere no Bioma Mata Atlântica e possui,cachoeiras, estuários, enseadas, dunas, costões rochosos, áreas de restinga,manguezais e rios, que podem ser aproveitados de diferentes maneiras o ano todo.

Para preservar a região, a Secretaria do Meio Ambiente trabalha constantemente e mantém Parques Estaduais, APAS (Áreas de Proteção Ambiental), UCs (Unidades de Conservação), Estações Ecológicas, Áreas de Relevante Interesse Ecológico e Áreas de Desenvolvimento Sustentável. Essas regiões, entre outras medidas, servem para garantir a salvaguarda do patrimônio ambiental da região.

Somente entre os Parque Estaduais temos, por exemplo, o da Serra do Mar, que é dividido em núcleos, espalhados por Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itutinga-Pilões, Itarirú, Picinguaba, Santa Virgínia, Bertioga ePadre Dória.  E ainda tem os Parques em Ilhabela, Ilha do Cardoso, Ilha Anchieta, Restinga de Bertioga, Marinho da Laje de Santos, Xixová-Japuí, Largamar de Cananeia, Itinguçu e Prelado.

Imagem: Miguel Schincariol

- PUBLICIDADE -