Deyvid Xavier
Investindo no crescimento da marca Atlético Guarulhense no município e abraçando várias modalidades esportivas como futsal, vôlei, futebol e boxe, o Galo de Guarulhos também volta suas atenções para aquilo que está em volta da prática esportiva e, a partir de agora, passa a contar com Railton Oliveira, psicólogo do esporte.
“O indivíduo, dentro do contexto esportivo, antes de ser atleta é um ser humano munido de pensamentos, sentimentos e percepções. A psicologia do esporte tem como finalidade apurar e intervir em todas as variáveis que estejam associadas ao ser humano que pratica determinada modalidade. O psicólogo busca entender como os fatores psicológicos podem influenciar no desempenho e como esse desempenho pode afetar o desenvolvimento social da pessoa”, disse Railton Oliveira.
O psicólogo também comentou como pretende iniciar os trabalhos no Guarulhense, focando, de início na equipe de futsal feminina, entendendo que a categoria ainda é um tabu. “Podemos iniciar pela categoria feminina, visando o equilíbrio emocional, pois encontram barreiras pelo contexto histórico ao exercer atividades esportivas. Dentro disso, podemos trabalhar no auxílio na maneira com que encaram o esporte e a competição e trabalhar na contribuição para o processo de conscientização e do fim do preconceito contra as mulheres”, afirmou o profissional.
Railton Oliveira também falou de como pode ser dividido o trabalho psicológico em cada faixa etária. “A iniciação do esporte é indicada a partir dos 6 anos, com orientação e intervenção em atividades que estimulem a diversão, com jogos e brincadeiras. Entre os 10 e 14 anos, é possível auxiliar nas questões de compreensão de regras e estratégias, dando orientações sobre ética e moral. A partir dos 15 anos o atleta pode estar exposto a ambientes tensos, então o psicólogo auxilia no enfrentamento dessas condições para que o atleta consiga encarar de maneira saudável e tranquila”, finalizou.
Imagem: Divulgação