Da Redação
Guarulhos registra 79 casos de dengue confirmados somente neste início de 2019. O dado corresponde a um aumento de 182,14% dos casos, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Diante disso, os serviços de saúde têm se reinventado cada vez mais para chamar a atenção da população para o combate ao Aedes Aegypti.
Nesta quarta-feira (20), a região de saúde Cantareira, composta por 18 Unidades Básicas de Saúde, aproveita o mês do Carnaval para colocar o Bloco da Saúde na rua com a Caminhada de Mobilização Contra a Dengue. O evento contará com a participação de 15 componentes da bateria do bloco guarulhense Unidos dos Meus Ovos.
A ação de sensibilização contra o mosquito terá início com a concentração marcada para às 8h, na praça do Ponto de Ônibus, localizada no Vale dos Machados. Depois, o bloco seguirá para a rua Eliseu Lauriano Ferreira, 15, no mesmo bairro, onde até às 13h, serão oferecidos serviços como teste rápido para HIV e Tuberculose; plantão tira dúvidas sobre doenças e prevenções; distribuição de camisinhas; além de auxílio para pessoas que querem ter filhos e para quem prefere adiar o crescimento da família. O objetivo é aproveitar a ocasião para promover outras ações educativas.
De acordo com o assistente social da região Cantareira, Marcelo Barreto, o bairro Vale dos Machados foi escolhido para esta ação por apresentar significativa vulnerabilidade social. “Nesta comunidade, que possui cerca de 3 mil famílias, existem muitos pontos de descarte irregular de materiais inservíveis que podem acumular água. Com esta ação, pretendemos sensibilizar os moradores para que eliminem os potenciais criadouros do Aedes Aegypti, finalizou”.