Serginho Freitas
No último sábado (15), o Hotel Marriot foi palco do primeiro curso para quem sonha em se tornar um mestre na arte do churrasco. O Meat Class, churrasco por quem entende, teve como palestrante o conhecido mestre churrasqueiro, youtuber e açougueiro, Domingos Neto, mais conhecido como Netão do Bom Beef.
O evento, que contou com muita teoria sobre cortes e tipos de carne, teve a presença de quase 50 alunos. Alguns vieram de longe, como o advogado Henrique Troncoso, que mesmo com o atraso de seu voo, chegou a tempo e voltou para sua cidade feliz demais. “Meu voo de Goiânia atrasou e eu fiquei com muito medo de perder o começo do curso. Mas graças a Deus deu tudo certo e cheguei a tempo. O Netão tirou muitas dúvidas que eu tinha e melhorou minha visão sobre o churrasco. Valeu demais a pena. Espero que tenha mais cursos em Guarulhos. Certeza que vou vir já que fica fácil por causa do aeroporto que é aqui do lado”, disse Troncoso.
Um dos diferenciais do curso foi a forma despojada que o palestrante adotou, mostrando que mesmo com a gourmetização do churrasco e com a invasão de técnicas americanas e europeias, o churrasco brasileiro ainda é um dos melhores do mundo. “Tive o prazer de viajar por quase 15 anos em navios de cruzeiro. Trabalhei com a gastronomia de inúmeros países. Sempre que o navio atracava enquanto meus amigos de embarcação visitavam museus eu ia a açougues, churrascarias e steakhouses. Acabei absorvendo muita teoria e histórias reais nas viagens. Sempre que possível usava em meus pratos, cortes e churrasco”, falou Netão em um dos momentos do curso.
Uma das partes teóricas que mais chamou a atenção da turma de alunos foi a explicação sobre os tipos de bois e seus cortes. “Os bois da raça Nellore, que existem em grande quantidade no Brasil, tem a carne muito saborosa, coisa que em algumas raças falta. Com a tecnologia atual, e projetos iguais ao do Bom Beef, já temos rebanhos com misturas entre os melhores animais e raças fazendo com que a carne brasileira seja vista como uma das melhores, internacionalmente falando”, explicou.
Entre uma teoria e outra, a equipe que estava ajudando o mestre churrasqueiro preparava o tipo de corte da explicação, e no final todos podiam experimentar. De verdade, era uma explosão de sabores diferente a cada corte. Ao final do curso os organizadores realizaram sorteios de facas, temperos, bonés e a entrega do certificado assinado com direito a foto exclusiva com cada aluno ficou a cargo do palestrante que recebeu inúmeros elogios.
E na hora de ir embora, em conversa particular com o casal Bruna Vannucci e Carlos Plaça, proprietários do Clube da Carne Steakhouse, e com Paulo Henrique Biavo, que foram os organizadores do curso, recebi a informação que um próximo já está sendo preparado. “O sucesso deste foi extraordinário. Acertamos na escolha do Netão para inaugurar o projeto. No próximo iremos trazer outro nome de peso. Pode esperar”, disse Bruna.
“Feliz demais em ver que a cidade está pronta para receber este tipo de evento. Depois de muito trabalho, ver alunos de outros estados participando me deixa tranquilo de que quando o trabalho é feito com seriedade ele só tem a dar certo. E mais ainda em saber que empresas como o Clube das Carnes, que só tem produtos de primeira linha, abraçou e vai investir cada vez mais na gastronomia de nossa querida Guarulhos”, falou Paulo que é mais conhecido como PH do Donna Gourmet.
Imagem: