Índice de qualidade de aterro de resíduos cresce em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Com cerca de 1,5 mil tonelada por dia de resíduos sólidos urbanos na cidade, o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) alcançou nota de 8,2 no ano passado, ante a 7,9 registrado em 2017. Os dados fazem parte do Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos, divulgado ontem e, elaborado anualmente, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A cidade também contou com a licença de instalação e operação adequada, descartando a necessidade de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Os dados também revelaram uma tendência positiva em todo o estado. Dos 645 municípios de São Paulo avaliados, 612 descartaram seus resíduos sólidos urbanos em aterros classificados pela companhia como adequados, equivalente a 95,6%.

“Em fevereiro criamos na Secretaria, o Comitê de Integração de Resíduos Sólidos para trabalhar de forma regionalizada soluções definitivas para separação e reutilização dos resíduos sólidos urbanos no estado”, ainda destacou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido.

As informações e avaliações coletadas foram realizadas por meio de inspeções realizadas pelos técnicos e processadas a partir da aplicação de um questionário padronizado, que avalia as características dos locais, suas estruturar e operação das instalações de compostagem de aterros. Ainda de acordo com a Cetesb, nos últimos 22 anos foram alcançadas melhorias substanciais nas condições ambientais dos locais de destinação final de resíduos urbanos do Estado de São Paulo.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -