Falta a consultas médicas chega a 28% nos Cemegs da cidade

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Mesmo com dificuldades de agendar consultas na rede pública de saúde, usuários ainda faltam no dia marcado, e, até deixam de comparecer a procedimentos e exames agendados. De acordo com a Secretaria de Saúde, só nos Centros de Especialidades Médicas de Guarulhos (Cemegs) a média de absenteísmo chegou a 28,7%. Ou seja, a cada mil consultas ou procedimentos marcados, 287 não são concretizados. O número também advém da soma da dificuldade de comunicação dos serviços de saúde com os usuários.

A pasta afirmou estar adotando várias ações para reduzir esses índices como, por exemplo, a melhoria do processo de trabalho, inclusive com a criação, em novembro do ano passado, de uma central de confirmação de agendamentos para algumas especialidades e procedimentos com grande demanda. Entre eles estão oftalmologia, cirurgia pediátrica, endoscopia, ecocardiograma e ressonância magnética. A medida resultou em uma redução significativa no absenteísmo dessas especialidades, passando de 64% em dezembro de 2018 para 24% em junho deste ano.

A secretaria também tem a intenção de expandir a atuação dessa central, incluindo mais especialidades e procedimentos no rol de confirmação. Mesmo assim, a responsabilidade de comparecer aos procedimentos e consultas cabe aos usuários.

Atualmente há quatro Cemegs na cidade onde são oferecidas diversas especialidades como acupuntura, cardiologista, dermatologista, endocrinologista, nefrologista, ortopedista, vascular, hebiatra e nefrologista infantil. Além disso, é possível realizar exames de colposcopia; raio-X; eletrocardiograma; e ultrassonografia de abdome total, articulações, mama, obstétrico, próstata, tireoide, transvaginal e de vias urinárias para adultos.

Imagem: Mayara Nascimento

- PUBLICIDADE -