Lucy Tamborino
Já foram realizados 557 procedimentos por meio do programa “Corujão da Catarata”, na Região Metropolitana de São Paulo, que inclui Guarulhos. O levantamento faz parte de dados, entre maio e junho, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
O programa foi criado para agilizar as cirurgias de pacientes já cadastrados na Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) e busca melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam passar pelo procedimento. Em todo o estado de São Paulo foram 3,7 mil no período.
De acordo com a pasta, em média, a cirurgia da catarata dura 15 minutos e a recuperação visual é rápida. Um dia depois da cirurgia o paciente já sente os benefícios do procedimento. O Corujão da Catarata faz parte do Corujão da Saúde, programa iniciado em fevereiro para zerar a demanda no estado para exames de endoscopia, mamografia e ultrassonografia.
Inicialmente a medida foi ofertada nas regiões da Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba. Em junho, foi anunciada a ampliação da iniciativa para 10 regiões do estado, passando a cobrir todo o território paulista.
Imagem: Divulgação