Lucy Tamborino
Um total de 389 bebês já foi beneficiado pelo Banco de Leite Humano de Guarulhos (BLH), com 229 litros que são fruto de doações. Os dados são do primeiro semestre deste ano.
Este leite do BLH auxilia na recuperação dos bebês prematuros ou com graves problemas de saúde, cujas mães estejam impedidas de amamentar em decorrência de alguma patologia. O produto atualmente é encaminhado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais da maternidade Jesus José e Maria, em Guarulhos, e a Santa Casa de Suzano.
As mães que amamentam e têm interesse em doar o volume excedente devem entrar em contato com o BLH, pelo telefone 2408- 4991, para receber todas as orientações necessárias. O banco funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h, na Travessa Orsi, 47, no Jardim das Hortências.
O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o 6º mês de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento das taxas de amamentação exclusiva até o 6º mês de vida.
Imagem: Lucy Tamborino