Lucy Tamborino
Uma opção para ir a São Paulo é utilizar a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O problema é que a linha conta com apenas três estações: Engenheiro Goulart, Cecap e Aeroporto-Guarulhos e, assim, não cobre toda extensão do município, não beneficiando toda a população.
A CPTM concluiu o estudo funcional sobre a extensão do ramal entre a Estação Aeroporto-Guarulhos e o bairro de Bonsucesso. O próximo passo será, de acordo com a viabilidade orçamentária, iniciar o processo de contratação dos projetos básico e executivo. Somente após a conclusão desses estudos, serão definidos os valores e cronogramas de obra. O quando isso de fato deve acontecer também permanece sem qualquer data.
Já o Metrô poderia chegar a Guarulhos por meio de duas linhas: 2-Verde e 19-Celeste. Quanto à linha Celeste, uma licitação de estudos foi aberta ainda este mês. Desta vez, a concorrência é para investigações geotécnicas. Esta medida antecede a elaboração de projetos básico e executivo, que possibilitam o início das obras. A linha 19 deve ter 17,6 km de extensão, com 15 estações entre São Paulo e Guarulhos: Anhangabaú, São Bento, Pari, Silva Teles, Catumbi, Vila Maria, Curuçá, Jardim Japão, Jardim Brasil, Jardim Julieta, Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos, Bosque Maia.
Já a linha 2 tem um impasse. Parte da obra foi anunciada para iniciar em 2020, o trecho, porém, não inclui as estações Ponte Grande e Dutra. Segundo informou, em julho, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a escolha da expansão inicial do ramal entre a Vila Prudente e a Penha se deve às desapropriações já realizadas, o que possibilita o andamento do projeto executivo, que prevê sondagens de solo. Baldy à época ressaltou que se as desapropriações em Guarulhos estivessem avançadas certamente as obras já seriam realizadas até o município.
Imagem: Lucy Tamborino