Rejeição a Bolsonaro chega a 38%, aponta pesquisa Datafolha

DF - DATAFOLHA/BOLSONARO - POLÍTICA - O presidente da República, Jair Bolsonaro, fala à imprensa no Palácio da Alvorada, em Brasília, na manhã desta segunda-feira, 02. Bolsonaro é rejeitado por 38% das pessoas, segundo pesquisa Datafolha realizada em 29 e 30 de agosto com 2.878 eleitores. No levantamento anterior, realizado no início de julho, a rejeição do presidente era de 33%. Já a aprovação de Bolsonaro recuou de 33% para 29% no mesmo período - dentro da margem de erro, de dois pontos para cima ou para baixo. 02/09/2019 - Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
- PUBLICIDADE -

Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro é rejeitado por 38% das pessoas, segundo pesquisa Datafolha realizada em 29 e 30 de agosto com 2.878 eleitores. No levantamento anterior, realizado no início de julho, a rejeição do presidente era de 33%. Já a aprovação de Bolsonaro recuou de 33% para 29% no mesmo período – dentro da margem de erro, de dois pontos para cima ou para baixo. 

As pessoas que julgam o governo Bolsonaro como regular são 31% – eram 30%. No Nordeste, a rejeição saltou de 41% para 52% entre as duas pesquisas. Jair Bolsonaro é, de longe, o presidente eleito em primeiro mandato com maior rejeição: em agosto de 1995, Fernando Henrique Cardoso era reprovado por 15%; Luiz Inácio Lula da Silva, em agosto de 2003, por 10%; e Dilma, em agosto de 2011, por 11%.

Bolsonaro comentou o resultado apresentado na pesquisa. “Alguém acredita em Datafolha? Você acredita em Papai Noel?”, respondeu o presidente a jornalistas ao ser questionado sobre os números.

Em seguida, indagado sobre o fato de ter dito que números de pesquisa anterior sobre garimpo em terras indígenas faziam sentido, ele falou que “de vez em quando, quando a pesquisa não é política, há tendência de fazer a coisa certa”.

Imagem: Dida Sampaio/Estadão

- PUBLICIDADE -