Guarulhos registrou mais de mil mortes por câncer no ano passado

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

Frente ao Dia Mundial do Câncer, considerado na última terça-feira (04), Guarulhos não tem muito que comemorar. A cidade registrou em 2019 um total de 1.016 óbitos devido à doença, o maior número dos últimos três anos. Em 2018, foram 974 pessoas.

Nos três anos há algo em comum: o câncer maligno de pulmão é o mais letal. Neste período, 348 pessoas com este tipo de diagnóstico morreram. De acordo com especialistas, o principal fator de risco é o tabagismo. Sendo que o cigarro aumenta a possibilidade em 20 a 30 vezes mais do indivíduo adquirir a enfermidade. Em sequência figurou o câncer de estômago com 235 óbitos no triênio. Já o terceiro que mais matou no ano passado figurou o câncer de mama, com 81 casos.

A data é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O dia tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -