Da Redação
Mais uma vez a Secretaria de Saúde marcou presença na Ação Social da Pastoral do Povo da Rua, a primeira deste ano, que foi realizada neste domingo (16), das 8h às 14h, na Igreja do Rosário (Centro). Participaram da atividade, cerca de 20 profissionais da área, entre cirurgiões dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, o que resultou na realização de mais de 200 atendimentos.
Na ocasião, foram realizadas 65 avaliações e orientações em saúde bucal, 40 vacinações contra a febre amarela, 13 coletas de escarro para o diagnóstico da tuberculose, sete orientações pela equipe do Consultório na Rua do SUS, além de 36 testes rápidos para a detecção de HIV, 36 de sífilis, e 36 de hepatite B e C.
Do total de exames realizados, seis pessoas apresentaram resultado positivo para sífilis, entre elas uma gestante, as quais serão acompanhadas e tratadas pela equipe do Consultório na Rua do SUS. Além disso, dois testes foram reagentes para hepatite C, sendo que um deles foi encaminhado para o CTA (Centro de Testagem e Acompanhamento), uma vez que o outro paciente diagnosticado com a doença já é acompanhado pelo serviço.
A ação social, que teve início com um café da manhã servido aos participantes, também ofereceu almoço, banho, roupas, calçados, corte de cabelo, manicure, aferição da pressão arterial e curativos por voluntários da Pastoral do Povo da Rua. A programação ainda contou com celebração de uma missa e brincadeiras para as crianças em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Prefeitura de Guarulhos