Serginho Freitas
Já que estamos em março, o mês que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, a personagem principal da minha coluna é uma guarulhense, cozinheira, mãe, empresária e churrasqueira de sucesso!
A jovem Bruna Plaça, que tem 29 anos e é formada em Marketing, já está no ramo da gastronomia há mais de 10 anos e atualmente comanda um dos principais espaços destinados aos amantes da boa carne e principalmente dos churrascos.
“Comecei a trabalhar como vendedora na primeira empresa a trazer carnes nobres para o Brasil. Eu atendia os melhores restaurantes do país e tudo aquilo era uma novidade. Até porque o consumo de carnes nobres ainda era restrito”, explicou Bruna.
Após alguns anos como vendedora, e completamente apaixonada pela área, ela, que divide seu tempo com o marido e o casal de filhos, resolveu se aprofundar mais no segmento e deu um salto em sua carreira profissional. De vendedora ela passou a ser representante das marcas e com isso seu contato com os grandes nomes do mercado se afunilou, mostrando um espaço até então inexplorado na nossa cidade.
“Como eu conversava diariamente com grandes amigos proprietários de espaços gastronômicos na cidade, enxerguei em Guarulhos a oportunidade de abrir um negócio diferenciado. Meu marido, que sempre entra de cabeça nas minhas ideias e vendo que eu tinha muita propriedade para falar sobre o assunto, resolveu me ajudar e criamos o Clube da Carne. Um sistema de vendas online de cortes nobres e diferenciados”, contou.
O sucesso de vendas dos cortes diferenciados foi tão grande que em menos de um ano ela, arrojada como toda mulher é, começou a pensar e procurar, um ponto fixo para criar um espaço destinado e dedicado àquele segmento.
“Meu marido quase enfartou quando mostrei o plano de negócios que fiz para termos uma loja fixa. Ele, que é empresário de um outro segmento completamente diferente, achou sensacional a ideia, mas estava ainda com receio. Com muita conversa, e beijinhos também, consegui amolecer o coraçãozinho dele. Daí em diante saí igual uma doida mostrando vários espaços que eu, antecipadamente é claro, tinha visto”, contou gargalhando para a gente essa parte da história.
Enquanto ela esperava o “espaço físico” ficar pronto, a jovem empreendedora resolveu se aprimorar em como fazer o churrasco perfeito e, junto ao marido, frequentaram vários cursos e workshops com os melhores churrasqueiros do Brasil.
“Um dos cursos que fizemos juntos, o de parrilla, foi na Argentina. Lá veio a ideia de colocar no novo espaço um diferencial. Queria que o cliente escolhesse o corte e assaríamos na hora. Sério mesmo Serginho, neste dia que falei para o Carlos isso ele realmente quase enfartou, mas depois aceitou a ideia e até deu uma melhorada”, disse.
E hoje, praticamente cinco anos depois daquele sonho em vender carnes online, ela é empresária de sucesso, dona do Clube da Carne Steakhouse, especialista em churrasco e carnes nobres e ainda de quebra mantém a casa em ordem, porque se depender do maridão Carlos e das crianças Totti e Bella, a bagunça e diversão não param nunca.
Confira a nossa “Troca de Panela”. Um abração e até semana que vem com mais uma coluna Na Brasa com Serginho Freitas.
Folha Metropolitana – Bruna, por você ser mulher, e churrasco infelizmente ainda ser visto como “coisa de homem”, o que ela mais sentiu de dificuldade nesta sua caminhada?
Caramba Serginho, as dificuldades foram várias. Pois por eu ser representante comercial de carnes nobres, meu público-alvo sempre foi de homens e tive grande resistência em convencê-los de que eu entendia sim das carnes e de churrasco tanto ou muitas vezes até mais que eles, e assim com jeitinho e muito conhecimento fui ganhando meu espaço neste mercado, mas ainda vivo um pouco disso até em minha própria loja, mas minha experiência faz com que os clientes confiem em mim.
Um dos temas que costumo perguntar a todos meus entrevistados é sobre o alto desperdício de alimentos que temos no país. No seu ramo principal, que é a carne, o que você tem a dizer sobre isso?
Como costumo dizer, tudo da carne se aproveita, com a técnica certa é possível extrair o máximo de cada corte, tanto no churrasco como no dia a dia. Por isso em todos os cursos do Meat Class que produzimos sempre peço aos professores que ensinem como se aproveitar e principalmente como podemos REAPROVEITAR algo que ficou do churrasco do almoço.
Em Guarulhos a atual gestão tem investido em cursos de panificação, comida oriental, doces e pizzas. O que você acha desta iniciativa?
Muito boa! Tudo que agrega é válido. Fico muito contente em ver que a gestão pública da cidade que tanto amo está se preocupando em ajudar as pessoas a se profissionalizar. Quanto mais cursos tivermos mais profissionais teremos no mercado. E se tiver algum relacionado ao meu segmento faço questão de participar, contando um pouco de minha experiência e até mesmo passar meu conhecimento.
Você acha que o churrasco está sendo gourmetizado demais?
Sim, e isso de certa forma ajudou muito a fomentar o mercado, pois passamos a ter acesso a novos cortes e experimentar novas raças de animais. A princípio essa gourmetização ajudou muito mas tem muita gente por aí inventando moda já. Mas faz parte do jogo né. Acho que em todo segmento é assim. Daqui a pouco tudo se estabiliza.
Deixe uma mensagem para as mulheres que
querem, mas ainda tem medo de encarar a churrasqueira!
Você mulher, que nunca teve a oportunidade de marcar um churras com as amigas, ou fazer um churrasco para o maridão, não sabe o quão libertador é! Ainda mais quando não precisa ter um único homem presente para ser o churrasqueiro! Lugar de mulher é aonde ela quiser, até mesmo na churrasqueira, façam por vocês meninas! E se precisarem de dicas ou toques acompanhem as redes sociais do Clube da Carne Steakhouse.