Mayara Nascimento
Maria da Conceição de França, 58 anos, trabalha na Empresa de Ônibus Vila Galvão há 13 anos. Nos oito primeiros meses, seu cargo era auxiliar de limpeza. Quando surgiu a oportunidade de ser cobradora, agarrou a chance, fez os treinamentos necessários, e hoje se orgulha de sua trajetória e de seu cargo.
Atualmente faz duas viagens por dia na linha 441 (Santa Paula/Santa Clara), mas coleciona histórias nas linhas 163 (Jardim Palmira – Parque Continental/Metro Tucuruvi), 433 (Terminal São João/Vila Galvão – Via Anel Viário) e 453 (Terminal São João/Centro). “Quando entrei na empresa, em 2006, era mais incomum. Muita coisa mudou, e vemos mais mulheres nesses cargos. Eu tenho muito orgulho de estar nesse time”, comentou.
Hoje, no transporte de Guarulhos, 81 mulheres ocupam os cargos de motoristas e cobradoras. A viação Campo dos Ouros concentra a maioria, somando 38. Já na Empresa de Ônibus Vila Galvão são 28, e na Viação Urbana Guarulhos, 15.
Entre tantas idas e vindas, muitas histórias e momentos marcantes se passaram. Maria conta que prefere as moedas ao invés do volante, e que sua parte favorita da profissão é os amigos que faz durante as viagens. “No final do ano os passageiros até me deram um panetone. Criamos uma família com os usuários que pegam o ônibus todo dia no mesmo horário. Sempre queremos respeito, independente de cargos ou posições. Temos que ter uma profissão digna, e tenho muito orgulho da minha”, finalizou.
Imagem: Arquivo Pessoal