Número de mortes por coronavírus sobe para 20 em Guarulhos

SP - CORONAVÍRUS-FECHAMENTO-COMÉRCIOS-GUARULHOS - GERAL - Comércios fechados no calçadão da Rua Dom Pedro I no centro de Guarulhos (SP), nesta quinta-feira (26), após casos de coronavírus. 26/03/2020 - Foto: RÔMULO MAGALHÃES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde nesta terça-feira (14) mostra que sete mortes por coronavírus (covid-19) foram confirmadas em Guarulhos, sendo quatro mulheres, entre 42 e 89 anos, e três homens, de 44, 54 e 70 anos. Com isso o número total de óbitos chega a 20, enquanto outros 63 que podem ter sido ocasionados pela doença estão sendo investigados.

A cidade também registra cem novos casos suspeitos, chegando a 2.711. Destes, 160 foram confirmados, 423 que estavam sendo investigados foram descartados e outros 2.128 seguem em investigação. No Centro de Combate ao Coronavírus, 12 pessoas estão internadas, sendo cinco na UTI. Em contrapartida, outras cinco já receberam alta, sendo um paciente curado do novo coronavírus e outros quatro com suspeita da doença que estavam em observação no local. 

Vale lembrar que, entre os esforços para conter a disseminação do vírus na cidade, a
prefeitura disponibiliza uma central telefônica para que a população possa tirar dúvidas a respeito da covid-19 sem precisar sair de casa. Basta ligar para o número 2475-8661. O atendimento, que também oferece ajuda psicológica breve e conta com apoio médico para orientação a pacientes com sintomas graves, é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, por equipe multiprofissional de nível superior da área da saúde. Até o momento, 538 ligações já foram recebidas.

Isolamento social na cidade cai para 52%

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social em Guarulhos caiu para 52% ontem. No domingo o índice era de 63%. No estado o percentual ontem foi de 50%.

De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da covid-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

Imagem: Rômulo Magalhães/Estadão

- PUBLICIDADE -