Da Redação
Continua a subir o número de óbitos por Covid-19 na região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Nesta terça-feira (14) foram confirmados os primeiros casos de Ferraz de Vasconcelos e Santa Isabel, assim como novas ocorrências foram contabilizadas em Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano. O total de vítimas fatais até o momento é de 50.
O Condemat também divulgou a primeira estatística oficial de pacientes curados do coronavírus – 116 pessoas infectadas já estão recuperadas da doença, segundo informações das Vigilâncias Epidemiológicas.
No caso dos óbitos, entre segunda-feira e ontem foram 15 confirmações de morte por Covid-19. Desses, três são de Ferraz de Vasconcelos, que registrou os primeiros casos fatais (2 mulheres, de 56 e 87 anos, e um homem de 70 anos). Guarulhos teve mais sete mortos (três mulheres de 42, 71 e 80 anos e quatro homens de 54, 68, 70 e 78 anos), enquanto Itaquaquecetuba teve mais dois óbitos (homens de 42 e 89 anos) e Poá a segunda morte (mulher de 73 anos).
Santa Isabel também confirmou o primeiro óbito. A vítima é uma mulher de 67 anos. Já Suzano contabilizou mais uma morte, de uma mulher de 58 anos.
Dos 50 óbitos registrados até o momento, 28 são mulheres e 22 homens. Guarulhos e Mogi das Cruzes possuem o maior número de casos, com 20 e 11 óbitos respectivamente. Na área do Condemat, Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis permanecem sem vítimas fatais.
A boa notícia é que a Região também soma 116 pacientes curados da Covid-19, segundo informações disponibilizadas por 10 cidades (apenas Arujá e Guarulhos ainda não divulgaram). Os municípios com o maior número de pessoas recuperadas são Itaquaquecetuba (43) e Mogi das Cruzes (41), respectivamente.
Em toda a área de abrangência do Condemat há 5.003 notificações e 406 casos confirmados de coronavírus. O consórcio representa as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano, onde vivem cerca de três milhões de pessoas.