Por: Lucas Felipe – Diretor Executivo da Agência Édigital e Diretor de Comunicação e Marketing da ACE- Guarulhos
Nos últimos anos ouvimos muito falar em transformação digital, e mesmo com o mundo mudando algumas pessoas se arriscavam em permanecer no mesmo lugar, porém hoje, com a crise do coronavírus ser digital é uma necessidade.
Para algumas pessoas ou em alguns momentos o digital foi ou era o que nos distanciava uns dos outros. Hoje, vemos o contrário, o digital faz a ponte entre a gente.
Como exemplo, tivemos este ano uma páscoa totalmente diferente das demais, cada um da sua casa se conectando com quem ama através do virtual, as empresas migrando para o home Office, a qualidade de vida e o desempenho de colaboradores aumentando, a mercearia do bairro migrando para o delivery e vendendo por meio do WhatsApp, e isso é muito bom.
Segundo Nassim Taleb precisamos ser antifrágil assim como essa mercearia. O antifrágil é aquele que passa por uma crise e melhora, diferente do resiliente que resiste a crise, porém continua no mesmo lugar.
Mas, além disso, hoje eu quero falar sobre a Era Pós-Digital, que já é a era em que vivemos hoje, na qual a presença da tecnologia digital é tão ampla que, na maior parte do tempo, nem notamos que ela está lá. Só percebemos sua existência quando por algum motivo ela nos faz falta.
O empreendedor da era pós-digital precisa ser cada vez mais relevante para se destacar. Listei quatro comportamentos que considero os mais importantes:
- Criatividade e Colaboração: Todos somos criativos, é só uma questão de
prática, valorize a criatividade e estimule espaço colaborativos aonde o
protagonismo é do todo. - Não se limite a tecnologia: Procure sempre descobrir novas fontes de
conteúdo indo a shows, viajando a cidades que você ainda não conhece e
freqüentando eventos a que você normalmente não iria. Interaja com pessoas
fora do seu ciclo normal de relacionamento, com certeza você vai aumentar
seu diferencial competitivo, tendo uma visão maior de um todo. - Utilize os dados como base para criar coragem e tomar riscos: Dedique-se
a compreender o que está por trás dos dados e utilize-os para propor e
defender novas idéias e formas de autuar dentro da sua empresa. Para crescer
não basta seguir a cartilha, é preciso arriscar e acertar. E para isso muitas
vezes você precisa estar disposto a correr riscos. Mensure os riscos e arrisque
mais. - Encontre o seu propósito: As empresas e marcas que não tiverem clareza do
seu propósito deixarão de existir. Com a pandemia as pessoas estão
consumindo somente o essencial, e existe a possibilidade de pós pandemia
esse consumo mais sustentável ser mantido, afinal as pessoas estão
apreendendo que podem viver com menos coisas. O consumidor vai dar
preferência para empresas que tem o propósito claro. Esse é o momento de
você como empreendedor se aprofundar nos seus valores e colocar energia naquilo que tem a ver com o seu negócio e que você acredita que terá um impacto positivo no mundo ou na realidade a qual sua empresa está inserida.
Agora o importante é encontrar o seu espaço nesse novo mundo e refletir sobre o que você pode fazer para surfar essa onda sem tomar um caldo.
Contatos:
(11) 96527-7698
atendimento@agenciaedigital.com
Agenciaedigital.com