Desde o dia 7 de abril, quando o Centro de Combate ao Coronavírus (3C-Gru) passou a operar, até esta sexta-feira (15), 106 pessoas com suspeita de covid-19 receberam alta no local, sendo 58 homens, com idades entre 26 e 77 anos, e 48 mulheres, com idades entre 27 e 97 anos. Antônio Batista do Nascimento, de 56 anos, foi o centésimo paciente. Sua esposa, Aparecida Lopes do Nascimento, que acompanhou a situação de perto, repassou a mensagem do esposo, que, curado da doença, disse ter sido muito bem atendido nos dois dias em que ficou internado no local.
Nascimento saiu de uma gripe e entrou em outra. Depois começou a sentir muita dor nas costas e na barriga. “Não sabíamos se era dor na coluna. Mas aí ele perdeu o paladar, ficou com a boca seca e começou a ficar ofegante. Então fomos procurar atendimento médico na UBS”, relatou a esposa. Com a saturação de oxigênio baixa, ele saiu da UBS Cidade Martins e foi encaminhado ao PA Paraventi. O raio X e o exame de sangue constataram, além da pneumonia, diabetes. Foi então que, depois de alguns dias internado no Hospital Municipal de Urgências (HMU), foi transferido para o 3C-Gru, onde deu entrada na terça-feira e recebeu alta nesta quinta-feira.
A suspeita é de que Antônio tenha contraído a doença no trabalho. “Ele provavelmente não usou a máscara devidamente”, contou a esposa. “Só digo às pessoas que isso não é brincadeira. Não é uma gripezinha como alguns dizem. As pessoas devem tomar cuidado, lavar as mãos e levar isso a sério. Eu nunca duvidei disso, mas quando você sente na pele, a coisa é feia”, afirmou Aparecida.
No emocionante vídeo da saída de Nascimento do hospital, que está circulando nas redes sociais, Aparecida deixou um recado. “Muitas pessoas lá fora falam assim: ‘pra quê essa tenda que tá vazia?’. Eu falei: ‘não, gente. Eu sou testemunha de que essa tenda não está vazia e muita gente lá está dando a própria vida pra salvar as nossas vidas, a dos nossos parentes aqui. Então, gente, muito obrigada, de coração. Só Deus mesmo pra recompensar, e com certezas vocês estarão nas minhas orações”, finalizou.
O 3C-Gru funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e possui 70 leitos, 14 deles semelhantes aos de uma UTI (alta complexidade), sala vermelha de estabilização, leitos de isolamento e enfermaria, todos com terapia respiratória (oxigênio). Além disso, realiza a triagem de pessoas com suspeita de Covid-19, tanto no sistema drive-thru, com capacidade para atender até seis carros simultaneamente, quanto para pedestres, de segunda-feira a domingo, das 7h às 19h. O complexo está localizado na avenida Odair Santaneli, 101, Parque Cecap (próximo ao Hospital Geral de Guarulhos).