Guarulhos conseguiu baixar para 7% a letalidade do novo coronavírus nesta quarta-feira (15), o que representa a menor taxa já registrada no município desde o início da pandemia, percentual que já chegou a 12,9%. Referência para o tratamento de pacientes com quadro grave de covid-19, o Hospital de Campanha (3C-GRU) é um grande aliado para a melhoria desse indicador. No local já foram salvas cerca de 400 vidas, muitas delas de pessoas que passaram dias respirando com a ajuda de aparelhos, mas puderam voltar para casa graças ao atendimento recebido.
Somente nesta quarta-feira foram registradas mais três altas hospitalares no 3C-GRU, totalizando sete desde o início da semana. No momento, permanecem internados 63 pacientes, sendo 45 nas enfermarias, 17 nas UTIs e um em observação. Nesta data, a taxa de ocupação de leitos de UTI covid-19 no município está em 75,6% e a de enfermaria em 77%.
Aumento da taxa de cura
Com a diminuição da taxa de letalidade, o índice de cura fez o caminho inverso. Ou seja, teve aumento significativo, saltando de 67,7% em meados de maio para 87,7% nesta quarta-feira, sendo este o melhor resultado já obtido até o momento na cidade. Atualmente são quase 11 mil pessoas curadas de um total de 12.457 casos de covid-19 confirmados em Guarulhos.
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde, 15 óbitos que estavam sob investigação tiveram confirmação para covid-19 nesta quarta-feira, sendo um ocorrido em abril, um em maio, cinco em junho e oito em julho, totalizando seis mulheres e nove homens. Outras 16 mortes estão sendo investigadas no momento.
Dos novos óbitos que tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus, um foi na faixa etária de 30 a 39 anos, outro na de 40 a 49 anos, quatro na de 50 a 59 anos, um na de 60 a 69 anos, quatro na de 70 a 79 anos e mais quatro em pessoas com idade igual ou maior que 80 anos.
Fonte: Prefeitura de Guarulhos