A Secretaria da Saúde realizou 3.064 testes rápidos de covid-19 nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, no mutirão de exames promovido no CEU Pimentas. Do total de pessoas testadas, 147 apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus, o que corresponde a 4,8%. Segundo a pasta, foram realizados 1.684 testes nesta quinta-feira (20) com 67 positivos, e 1.380 nesta sexta-feira (21) com 80 positivos.
A iniciativa tem por objetivo testar as pessoas que já tiveram contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus. Aqueles que apresentam resultado positivo para coronavírus são encaminhados para acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde são cadastrados.
Nos dias 27 e 28 será no CEU Presidente Dutra, situado no final da rua Maria de Paula Motta. Para fazer o teste no mutirão não é necessário agendamento prévio, basta levar documento de identidade e cartão do SUS. A única restrição é não estar com síndrome gripal no dia do exame.
No entanto, as pessoas que já tiveram contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus também têm a opção de agendar o teste rápido nas Unidades Básicas de Saúde. O agendamento deve ser feito de forma presencial. Assim como no mutirão, a testagem na UBS é feita por meio de uma picada no dedo e o resultado fica pronto em aproximadamente 15 minutos.
Coronavírus
Segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (21), a cidade contabiliza 19.515 casos confirmados de coronavírus, sendo 17.883 recuperados e 1.197 óbitos confirmados, além de seis em investigação. A taxa de cura permaneceu em 91% e a de letalidade em 6,13%. Já as taxas de ocupação de leitos de UTI foi de 59,4% e de leitos de enfermaria de 46,9%. No Centro de Combate ao Coronavírus (3C-GRU), um paciente teve alta nesta data e 25 permanecem internados, sendo 10 em UTIs, 14 nas enfermarias e um em observação.