A nova Mitsubishi L200
Triton Sport chega às lojas na segunda quinzena deste mês, mas já pode ser
encomendada. Produzida em Catalão (GO), a picape está disponível em três
versões: GLS, por R$ 188.990, HPE a partir de R$ 212 990, e HPE-S, com preço
sugerido de R$ 232.990.
Com a novo câmbio automático de seis marchas, a
L200 se iguala às rivais Ford Ranger, Toyota Hilux e Chevrolet S10. A
“líder” nesse quesito no Brasil é a Volkswagen Amarok, única com
transmissão automática de oito velocidades.
A quinta geração da L200 mantém o motor de 2.4
de quatro cilindros turbodiesel, que gera potência de 190 cv e torque de 43,9
mkgf. O novo câmbio automático tem a sexta marcha longa de modo a reduzir o
giro do motor, especialmente em estradas. A tração 4×4 pode ser acionada a até
100 km/h.
A nova L200 Triton Sport traz o mesmo visual da
dianteira do SUV Pajero Sport, que chegou ao mercado no ano passado. Batizado
pela marca de Dynamic Shield, esse estilo tem linhas mais esportivas que as da
geração anterior da picape.
Os faróis foram redesenhados e são bipartidos.
Na parte superior ficam as luzes de uso diurno (DRL) e abaixo, os faróis
principais. Na versão de topo da linha, HPE-S, todas as luzes são full-LEDs.
Atrás, as lanternas têm novo formato e um filete
de LEDs na vertical com função de luz de posição. Completam o conjunto de
alterações externas os estribos laterais e o rack de teto, que são
exclusividade do modelo vendido na América Latina.
Na cabine a nova picape ganhou vários itens
vindos da Pajero Sport, como o volante multifuncional de quatro raios. O painel
de instrumentos também é novo, mas não foi desta vez que a Mitsubishi trouxe
para sua picape média o quadro virtual. A L200 Triton Sport manteve o
conta-giros e velocímetro analógicos – a pequena tela do computador de bordo
fica no centro.
EQUIPAMENTOS
Desde a versão de entrada, GLS, há travamento
elétrico da tampa da caçamba e ar-condicionado automático com saída para o
banco traseiro. A central multimídia fornecida pela JBL traz integração com
Android Auto e Apple CarPlay.
As rodas são de liga leve de 18 polegadas, as
maçanetas têm a mesma cor da carroceria e o volante e a manopla de câmbio são
cobertos de couro. Há ainda sistema Isofix de fixação de assento infantil,
entre outros itens.
Todas as versões da L200 Triton Sport trazem
bons recursos eletrônicos, como controles de tração e estabilidade com função
trailer (que contribui para estabilizar o reboque), assistente de partida em
rampa e bloqueio do diferencial traseiro. A intermediária, HPE, adiciona
sobretudo itens estéticos.
Há rodas com acabamento diamantado, protetor de
caçamba, estribos laterais, faróis de neblina e acabamento cromado das
maçanetas e capas dos retrovisores. O volante multifuncional traz aletas para
trocas de marcha, o ar-condicionado tem duas zonas e o banco do motorista
inclui ajustes elétricos.
A mais, a HPE traz controle de velocidade de
cruzeiro, acionamento automático de limpadores de para-brisa e faróis, sensores
de obstáculos e câmera na traseira, além de sete air bags. Outros destaques são
o controle de descida e o seletor de modo off-road no console com quatro opções
de condução: cascalho, areia, pedra e lama ou neve.
Esses recursos permitem melhorar a entrega da
tração conforme o tipo de piso. E alteram as respostas do freio, a potência do
motor e as trocas de marcha, além de intervir nos controles de tração e
estabilidade.
Na versão de topo, HPE-S, há rodas diamantadas
com desenho exclusivo, rack de teto, faróis integrais de LEDs com lavadores e
ajuste de altura, luzes de LEDs de uso diurno, retrovisor fotocrômico, central
multimídia com navegador GPS e sensores de obstáculos na dianteira.
Em relação à eletrônica, há ajuste automático do
facho do farol alto, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e
alerta de saída de faixa de rodagem. Além disso, a picape traz aviso de tráfego
cruzado na traseira e sistema que evita acelerações involuntárias.
O sistema utiliza os sensores de obstáculos para
limitar a potência do motor de forma automática e evitar danos graves em impactos.
Além disso, dispara alertas sonoro e visual.
No Brasil, a nova L200 Triton Sport conviverá
com a linha anterior, que ganhou o sobrenome Outdoor e continuará à venda em
cinco versões: GL, GLX, GLS, GPE e HPE-S. As duas primeiras têm câmbio manual,
enquanto as outras vêm com transmissão automática, sempre de cinco velocidades.
A GL é destinada a frotistas. As demais têm
preços sugeridos entre R$ 152.990 (GLX) e R$ 205.990 (HPE-S).
Mitsubishi L200 Triton Sport ganha dianteira de Pajero
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