A
pandemia da covid-19 fez nascer uma série de produtos e serviços, criando novos
nichos de mercado para empresas e startups com soluções voltadas ao combate do
coronavírus. A maioria não acredita que a vacina contra a doença irá
inviabilizar o negócio. Para elas, o consumidor está mais consciente da
necessidade de cuidados com a saúde e vai seguir aberto a produtos que ajudem
nessa defesa.
A lista de novidades que surgiram nos últimos
seis meses inclui tecidos, tintas, equipamentos de raios ultravioleta,
capacetes de ventilação e até sacos de lixo, todos com materiais
antibacterianos e antivirais ou soluções para evitar contaminação.
Para o presidente da Inter.B Consultoria
Internacional de Negócios, Cláudio Frischtak, muitos desses produtos fazem
parte de mudanças estruturais que o País terá após essa experiência sem
precedentes. “Mesmo com a vacina, se os novos produtos forem competitivos,
com preços iguais ou no máximo 10% superiores aos de similares, serão mantidos
no mercado.”
É o que Tiago Inacio Peixoto acredita. Ele é
diretor da Companhia Industrial Cataguases, de Minas Gerais, que, junto com a
Dalila Têxtil, de Santa Catarina, desenvolveu e está produzindo tecidos com
acabamento antiviral e antibacteriano.
“É óbvio que vai ter uma curva, mas, mesmo
num mundo com vacina, acredito que as pessoas vão estar mais sensíveis e mais
abertas a roupas funcionais para se protegerem”, diz Peixoto. “Até
porque, se hoje temos a covid-19, amanhã poderemos conviver com outros tipos de
coronavírus”, completa André Klein, presidente da Dalila.
A venda de malhas com proteção da Dalila começou
em abril e representa hoje 20% da sua produção, de 400 a 500 toneladas ao mês.
Na Cataguases, a distribuição teve início em agosto e até o fim do ano deve
ficar com 10% a 15% da fatia da produção mensal de 1,5 milhão de metros
lineares de tecidos planos. Por enquanto, testes garantem proteção por no
mínimo 50 lavagens, prazo que deve dobrar após novo teste. O produto foi
testado por quatro laboratórios, entre os quais os da Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC) e o da Unicamp.
Em lojas e no site da C&A, uma nova coleção
de camisetas masculinas, femininas e infantis feitas com malhas antivirais
começou a ser vendida há duas semanas. Segundo Mariana Moraes, gerente sênior
de Marketing da C&A, inicialmente são 20 mil peças com preços que vão de R$
40 a R$ 50. Ela afirma que a intenção é estender o uso do tecido para outros
produtos.
No Café Journal, em Moema, São Paulo,
equipamento similar a um micro-ondas foi instalado há três semanas próximo à
entrada. É o BOX UV-C, caixa com luz ultravioleta em que clientes colocam
celulares, chaves, bolsas e carteiras para eliminar germes, bactérias, fungos e
vírus.
O gerente executivo do Café, Neuri Coletto,
informa que todas as embalagens de produtos a serem entregues aos clientes por
delivery também passam pela caixa de esterilização.
A caixa foi criada pela Pop Up Live, startup
fundada por executivos do setor de eventos que viram os negócios caírem na
pandemia. “O BOX é de fácil manuseio e elimina até 99,99% dos
microrganismos”, diz Ricardo Van Meenen, um dos sócios. Custa R$ 4,1 mil
e, além de bares, está sendo usada por condomínios e, segundo a empresa, atende
especificações da Anvisa.
Saco de lixo ganha selo da Unicamp
Sacos de lixo com material capaz de neutralizar
vírus e bactérias estão à venda em vários supermercados. Desenvolvido pela
Embalixo, fabricante de embalagens para lixo há 17 anos, são feitos de
composição de polímeros e sua eficácia foi atestada pela Unicamp. Para se
diferenciar dos demais, tem cor prata.
O diretor comercial Rafael Costa informa que a
Embalixo já tinha outras soluções exclusivas, como embalagem feita de planta
com tecnologia que captura a emissão de gás carbônico, com repelente, com
neutralizador de odores e “o primeiro saco vegano do mundo”. A
empresa produz 800 toneladas ao mês de sacos plásticos e 10% são da linha antiviral,
participação que nos próximos meses deve chegar a 25%, prevê Costa.
A DeVant Care, especializada em soluções
automatizadas de biodesinfecção para a área hospitalar, está importando da
França o Nocotec, aparelho usado em clínicas, escritórios, empresas e outros
ambientes.
Ivam Cavalcante Pereira, diretor da empresa,
informa que um frasco com solução de peróxido de hidrogênio com prata é
acoplado ao aparelho e espalha vapor seco. A DeVant vende, aluga ou faz
comodato do Nocotec, que tem registro na Anvisa.
Na linha portátil, a O2Led Illumination, de
Minas Gerais, produz o SterBox, aparelho para descontaminação de ambientes
pequenos, com foco em táxis e carros de aplicativos. Funciona com uma saída USB
e esteriliza o ambiente inteiro, informa Roberto Cardoso, presidente da O2Led.
O SterBox custa R$ 398 e pode ter uso doméstico. Tem laudos de aprovação de sua
eficácia do laboratório LS Analyses.
Outra empresa de tecidos, a ChromaLíquido,
fornece capas para bancos e balaústres com proteção antiviral e tem a Viação
Osasco entre os clientes. Segundo Ricardo Bastos, diretor de Relações
Institucionais, o grupo tem encomendas de 500 kits de empresas de transporte
público.
Em outubro, iniciará oferta de capas para carros
em lojas de autopeças e concessionárias. A empresa colocou capas em bancos do
estádio do Corinthians e trabalha agora em uniformes para empresas. Também
aguarda chamamento para oferecer a solução para vagões do metrô de São Paulo.
Os tecidos usam fio criado pela Rhodia, que teve a eficácia comprovada por
laboratório independente.
Capacete auxilia paciente que precisa de
ventilação forçada
Na área diretamente ligada à saúde, a Roboris,
empresa de São Paulo especialista em robótica, criou um capacete de ventilação
que pode evitar a entubação de pacientes com dificuldades respiratórias. A
ideia de criar a Bolha de Respiração Individual Controlada (Bric) surgiu logo
no início da pandemia, quando o presidente da empresa, Guilherme Thiago de
Souza, teve contato com um grupo de engenheiros que estudava o desenvolvimento
de ventiladores mecânicos.
Inicialmente, a empresa tentou importar
equipamento similar para adaptações, mas, com as dificuldades naquele momento,
partiu para o desenvolvimento baseado em estudos do que já havia internacionalmente
e na literatura.
“Desenvolvemos junto com fornecedores
polímeros exclusivos, criamos método de fabricação próprio para não ter
problema com patentes existentes, fizemos um protótipo e levamos para médicos
do Hospital das Clínicas testarem e validarem”, conta Souza. O capacete é
uma bolha transparente, individual e descartável com conexões respiratórias e
antecede a entubação, indicada em casos graves.
Além de manter a oxigenação sem precisar de uma
sala de UTI, a Bric serve como proteção da equipe de saúde, por exemplo, no
transporte aéreo do paciente ou mesmo na ambulância. Até a fase do protótipo
funcional aprovado pela Anvisa, a Roboris investiu R$ 400 mil. Como não é da
área de fabricação de equipamentos médicos e clínicos, fez parceria com outra
empresa desse ramo, a Mikatos,
para a produção em série. Foram vendidas até
agora 500 unidades para mais de 40 hospitais públicos e privados de vários
Estados ao preço de R$ 1,2 mil (mais impostos). A empresa fez parceria com a
Abelha Táxi Aéreo e Aeromédico, de Cuiabá (MT), para uso do aparelho nas UTIs
de seus aviões.
Tintas
Após colocar no mercado, em agosto, tintas com
compostos antivirais que atuam em superfícies, a Weg registrou crescimento de
49% nas vendas em relação às tintas poliuretanas sem a propriedade. Ela é
recomendada para hospitais, móveis e equipamentos hospitalares, laboratórios,
consultórios e equipamentos médicos e odontológicos, eletrodomésticos,
supermercados, indústrias, metrôs, veículos etc.
Reinaldo Richter, diretor da empresa, informa
que também foram lançados vernizes para pintura de fechaduras, corrimão de
escadas e interiores de veículos. “Continuaremos desenvolvendo outras
tintas viricidas, nas mais diversas formas de aplicação, e que serão lançadas
brevemente”, informa.
O executivo acredita que o produto vai se manter
no mercado mesmo no pós-pandemia e passará a ser requisito em novos projetos
arquitetônicos, principalmente para lugares de muita circulação. “Várias
construtoras estão testando o produto e incluindo no seu vendor list (lista de
fornecedores)”.
Pandemia gera novos nichos de negócios
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