Entre segunda e quinta-feira da próxima semana, dias 18 e 21, o Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear) oferece mais uma semana repleta de ritmos e sonoridades com os alunos e professores do Conservatório de Guarulhos. As apresentações desse período destacam os grupos Trompete.com, Boca no Trombone, Estudando o Samba, Caminhos da Percussão e Técnicas da Percussão, além de audição dos alunos de bateria.
Com uma programação intensa que segue até início do mês de julho, as apresentações são gratuitas, têm classificação livre e oferecem ao público um recorte da diversidade dos projetos oferecidos pelo Conservatório.
Na segunda-feira, às 20h, acontecem as participações dos grupos Trompete.com e Boca no Trombone, ambos coordenados pelo professor Roberto Gastaldi. Otrompete.com é um projeto que busca trabalhar as linguagens pertinentes a cada estilo musical, aplicadas ao instrumento como samba, bolero, xote, música barroca, entre outros, priorizando a execução técnica, aperfeiçoamento das articulações, sonoridade, dinâmica e andamentos. O repertório apresentado conta com músicas como “Largo”, de Haendel, “Marina”, de Dorival Caymmi, “Samba do Arnesto”, de Adoniran Barbosa e quartetos do repertório tradicional do trompete.
O grupo Boca no Trombone é voltado à execução de músicas para trombones e tuba, comoquartetos, quintetos e sextetos, explorando a sonoridade dos metais graves, do popular aoerudito. No repertório do grupo há músicas como “Eu sei que vou te amar”,de Vinicius e Jobim, “Hallelujah”, de Haendel, “Trombumba”, de Lotzsenberger, entre outras.
Na terça-feira, 20h, o Grupo Estudando o Samba interpreta canções emblemáticas de diversos subgêneros, como o partido-alto, samba canção, samba maxixado, samba de gafieira e samba choro. O Projeto é coordenado pelo professor Ronaldo Gama e oferece um repertório com músicas bem conhecidas do público, como “Jura”, de Sinhô e “Pequeno Burguês”, de Martinho da Vila, mescladas com composições inéditas de autoria dos membros do coletivo.
Na quarta-feira, às 20h, os bateristas Arthur Nascimento Sampaio, André Henrique Jesus de Oliveira e Priscila Hilário dos Santos participam de audição em formato de workshop, na qual apresentam solo livre e temas individuais. A apresentação tem o intuito de capacitar os participantes a apresentar sua pesquisa de forma prática e dissertativa, além de abordar a relação entre o músico e sua carreira profissional.
Na quinta-feira, dia 21, às 20h, os grupos Caminhos da Percussão e Técnicas da Percussão, coordenados pelo professor Ricardo Barreto, apresentam repertório com foco no desenvolvimento de habilidades básicas de instrumentos percussivos (bateria, pandeiro, timbales, conga, agogô, cajon, tamborim, surdo, caxixi, recoreco, atabaque, berimbau). A apresentação dos grupos também evidencia e valoriza a leitura rítmica, coordenação motora e o desenvolvimento técnico e musical dos alunos.