Da Redação
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) efetuou neste primeiro semestre (de janeiro a junho de 2018) a entrega de 1.653 carteiras do idoso. Em comparação a 2016, quando foram emitidas 937 carteiras, a atual gestão aumentou em 77,74% o número de emissões. No ano passado, foram emitidas 1.395 e, em relação aos seis primeiros meses deste ano, houve um acréscimo de 15,6%.
A SDAS atribui este crescimento significativo, em relação a 2016, à publicidade que vem realizando, principalmente em eventos como o Café com Idosos Beneficiários da Carteira do Idoso, ocorrido no Adamastor, em 2017. A expectativa da pasta é atender mais idosos este ano.
A Carteira do Idoso é o instrumento de comprovação, para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo de 50%, no valor das passagens interestaduais, conforme previsto no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). A carteira deve ser gerada apenas para as pessoas acima de 60 anos com renda individual de até dois salários mínimos.
Para a emissão da carteira, o idoso deve procurar uma unidade do Cras – Centro de Referência de Assistência Social do município. Lá, será feito o cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ele receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o CRAS solicitará a carteira à Divisão Técnica de Transferência de Renda. Caso o idoso já tenha seus dados atualizados no Cadastro Único, o CRAS irá verificar o NIS existente e solicitará a carteira.
Imagem: Divulgação