CCI Gopoúva promove roda de conversa sobre a história dos povos ciganos

- PUBLICIDADE - Anuncie

A partir do projeto de discussões temáticas por datas comemorativas, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) Gopoúva promoveu nesta quinta-feira (2) mais uma roda de conversa com seus frequentadores. Desta vez o tema destacado foi a origem, a história e a cultura dos ciganos, em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Ciganos, celebrado em 24 de maio.

O encontro contou com a contribuição técnica do assistente social Iran Marques, especialista com mestrado no tema pela PUC-SP, que passou seus conhecimentos acadêmicos e relatou experiências na convivência com essa população no acampamento cigano da etnia Calon, que Guarulhos abrigou no Jardim Dinamarca por alguns anos.

Os assistidos puderam tirar dúvidas e também relatar suas experiências, contribuindo ainda mais com a discussão. “Quando pesquisei sobre as danças ciganas conheci pouco do modo de vida deles, que é muito interessante. Pedi então a tese de mestrado do Iran para ler e aprofundar meus conhecimentos”, disse Silvia Machado, voluntária na unidade e responsável pela coreografia do Grupo Marissol, de dança cigana da unidade.

 “Foi de extrema importância a participação do grupo de dança cigana, uma vez que o assunto abordado agrega ainda mais no desempenho das atividades dos idosos”, afirmou Fabiana dos Santos Silva, coordenadora do equipamento, que enfatizou a importância do estímulo cognitivo e da aprendizagem por meio de atividades lúdicas e de interesse mútuo.

- PUBLICIDADE -