Escolas da rede municipal celebram a cultura dos povos indígenas

- PUBLICIDADE -

Para comemorar o Agosto Indígena as Escolas da Prefeitura de Guarulhos (EPGs) promovem ao longo do mês diversas ações de valorização da cultura dessa população, partindo da visão dos povos originários. Na última segunda-feira (15) a EPG Zuzu Angel, localizada no Pimentas, recebeu integrantes da Aldeia Multiétnica Filhos desta Terra, do Cabuçu, para conscientização dos alunos a respeito da história dos índios e sobre os conhecimentos que têm sido transmitidos de geração em geração.

A ação contou com a participação de todas as turmas da unidade, do berçário ao ensino fundamental. Para a gestão da escola, a ideia central é dar voz aos povos originários, que há anos permeiam as relações indígenas com o ambiente de ensino. As crianças se encantaram ao ouvir as histórias e participaram da roda de música e dança indígena.

Os alunos menores ficaram curiosos e fizeram várias perguntas sobre como é a vida dos indígenas que moram na cidade e conheceram suas tradições. Além disso, os membros da aldeia desmistificaram significados desrespeitosos em relação às etnias indígenas brasileiras.

“Conversar e aprender diretamente com os indígenas transformou-se em uma atividade muito rica e os professores também participaram ativamente das aprendizagens”, destacou a diretora da EPG Zuzu Angel, Sara Santana.

As EPGs Pimentas e Jeanete Beauchamp, no bairro Água Chata, também realizaram um encontro, no último dia 9, do povo indígena Kaimbé com as crianças das unidades no CEU Pimentas.

- PUBLICIDADE -