Vereadores discutem a organização das eleições para os novos conselheiros tutelares marcadas para outubro de 2023 no Município
Os vereadores da Comissão Permanente de Defesa da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara de Guarulhos, receberam, em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 5 de agosto, o secretário municipal de Assistência Social, Fábio Cavalcante. O objetivo do encontro foi atualizar e planejar ações com vistas à eleição do conselho tutelar do Município, marcado para o primeiro domingo de outubro de 2023.
O pleito, que é realizado nacionalmente em todos os municípios, deve eleger 30 conselheiros. Se mais um conselho tutelar for instalado, como planeja a Prefeitura, esse número sobe para 35. “Desde já estamos trabalhando para que a eleição seja bem sucedida”, afirmou Welliton Bezerra, presidente da Comissão. Durante o encontro, da qual também participaram representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social e de Defesa da Criança e do Adolescente, além de conselheiros tutelares, os presentes relataram preocupação com o número de escolas que ficarão disponíveis para a eleição, como se dará o envolvimento de outras pastas, incluindo a Guarda Civil Municipal, e se o Tribunal Regional Eleitoral poderá liberar as urnas eletrônicas para o processo, entre outras questões.
“A possibilidade de se usarem os Centros Educacionais Unificados-CEUs, em vez das atuais 57 escolas como foi em 2019, também pode ser levada em conta, para facilitar a logística do pleito”, comentou Fábio Cavalcanti.
Uma nova reunião deve ser marcada pela Comissão da Criança para que se avancem nestas demandas. Os vereadores se colocaram à disposição para auxiliar em todo o processo no que for necessário.