Evento simulou procedimentos de identificação do eleitor e de uso do celular
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) demonstrou nesta terça-feira (20) o fluxo de votação e os procedimentos das mesárias e mesários nas Eleições 2022. Em uma seção eleitoral cenográfica montada na sede do órgão, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral simularam os procedimentos a serem executados a partir da chegada das eleitoras e eleitores à seção, tais como a identificação com e sem biometria, o uso do e-Título e a orientação sobre como proceder com o celular, tendo em vista a proibição da entrada na cabine de votação portando o aparelho. Após a demonstração, a secretária de Planejamento Estratégico e de Eleições do TRE-SP Regina Rufino detalhou as regras e procedimentos aos jornalistas presentes.
Documentação para votar
Na entrada da seção, uma mesária ou mesário fará a conferência do documento de identificação da eleitora ou do eleitor. Será necessário apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista ou carteira de trabalho) ou o e-Título com foto, no caso de pessoas que já têm biometria no cadastro eleitoral. Não é obrigatório apresentar o título eleitoral para votar.
Identificação biométrica
Todas as pessoas em situação eleitoral regular poderão votar, mesmo que não tenham biometria coletada pela Justiça Eleitoral. Quem já houver cadastrado a biometria poderá utilizar as digitais como forma de identificação no dia da eleição, seguindo a orientação dos mesários.
Uma novidade deste ano é o aproveitamento dos dados biométricos coletados pelo Denatran. No caso das pessoas que terão seus dados validados, a habilitação para o voto ocorrerá de forma idêntica àquela para quem teve a biometria coletada pela Justiça Eleitoral.
Uso de celular
A Justiça Eleitoral orienta todos os votantes a deixarem, antes de se dirigirem à urna, o celular ou qualquer outro aparelho de gravação, filmagem ou transmissão sobre uma mesa que estará posicionada ao lado da cabine de votação. O aparelho será coletado logo após o voto e não será manuseado pelas mesárias e mesários.
Registro do voto na urna eletrônica
Este ano, o primeiro cargo a ser preenchido é o de deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, a eleitora ou o eleitor deve escolher os candidatos a deputado estadual (com cinco dígitos), a senador (com três dígitos), a governador (dois dígitos) e, por último, a presidente da República (também com dois dígitos).
As pessoas que quiserem se familiarizar com a urna eletrônica podem acessar o simulador do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).