Biblioteca da EPG João Álvares recebe gibis do Instituto Maurício de Sousa  

Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

Para estimular a leitura das crianças por meio das histórias em quadrinhos, a turma do 4º ano da EPG João Álvares, no Centro, produziu uma carta coletiva ao Instituto Maurício de Sousa, solicitando gibis da Turma da Mônica a fim de ampliar o acervo da biblioteca da escola. Na última semana, a unidade escolar recebeu 230 revistas em quadrinhos doadas pelo instituto, que fizeram a alegria dos estudantes.  

A ideia surgiu durante uma aula após os educandos responderem o que mais gostavam de ler: “as histórias em quadrinhos”. Como a professora Márcia Dalmazo tinha planejado um trabalho por meio de uma sequência didática para produção de cartas, ampliou o estudo sobre os gêneros textuais e a turma transformou a carta em e-mail.  Essa atividade foi realizada com a utilização dos netbooks do Laboratório Móvel de Informática do Programa de Inclusão Digital (Plug) da Prefeitura de Guarulhos.  

De forma democrática, as crianças se organizaram e escolheram um representante, a aluna Lara da Silva Souza, para ir retirar os gibis no Instituto Maurício de Sousa, localizado na Lapa de Baixo, na Capital, o que ocorreu na semana passada. Ela foi acompanhada pela coordenadora pedagógica da escola, Fernanda Alves da Silva, pela professora Márcia e por sua mãe, que integra o Conselho Escolar.

“Recebemos 230 gibis doados que alegram demais as crianças. Ainda hoje o Instituto nos ligou perguntando se queremos mais exemplares, mas agora serão as edições da Turma da Monica Jovem, uma releitura dos personagens para adolescentes”, relatou a coordenadora.  

A professora Márcia destacou que os gibis possibilitarão o planejamento de atividades de leitura a partir de outro gênero textual, as histórias em quadrinhos (HQs), que por sua estrutura com imagens, ações dá dinamismo à leitura dos alunos favorecendo o entendimento da história.

A Secretaria de Educação estimula a leitura de gibis por meio da implantação de gibitecas nos CILs – Centros de Incentivo à Leitura dos CEUs e o Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas – DOEP, vem disponibilizando propostas de atividades com HQs na Revista Saberes e Aprendizagens e nós Roteiros de Estudo e/ou Aprendizagens dos alunos.

Instituto Mauricio de Sousa  

O Instituto Mauricio de Sousa é uma entidade sem fins lucrativos, qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Desde 1997 são realizados projetos, campanhas e ações sociais que estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o respeito entre as diferenças e a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e diretos.

- PUBLICIDADE -